sexta-feira, 31 de julho de 2015

Antônio Lima conquista medalha inédita para o Brasil na Special Olympics World Games


Antônio Lima, atleta de 29 anos do Colégio Sion, no Rio de Janeiro, conquistou uma medalha de prata na Special Olympics World Games Los Angeles 2015, a mais importante competição do mundo para atletas com deficiência intelectual, e entrou para a história como o primeiro judoca a conseguir chegar ao pódio nesse torneio. Na edição de 2011, em Atenas, Breno Viola, o primeiro brasileiro a disputar o Special Olympics World Games, foi o quarto colocado em seu grupo. Em 2015, Breno ficou na quinta colocação.

Para chegar ao pódio, Antônio teve que fazer cinco lutas no sistema de rodízio todos contra todos. Ele venceu o suíço Jean-Marc Fiaux, o austríaco Paulo Vogl e o esloveno Anze Zalaznik por ippon. A única derrota foi para o belga Steven Delaet que ficou com o ouro. 

Já o Breno Viola, atleta de 34 anos do Flamengo, venceu seu maior “rival” o holandês Robin Gerritsen e terminou a competição na quinta colocação, atrás do britânico Harry Colin Farley, do finlandês Antti Ollikka e do sueco Daniel Anglén. A competição de judo contou com a participação de mais de 100 judocas de 23 países

A delegação brasileira no Special Olympics World Games foi formada por 38 atletas, 12 técnicos e dois delegados. Além do judô, o Brasil esteve representado no futsal feminino, bocha, ginástica ritmica, patinação, atletismo, natação e tênis. 

O programa do evento, que acontece a cada quatro anos, conta com todas as modalidades olímpicas. A organização fica a cargo da Special Olympics International, organização internacional sem fins lucrativos, que se dedica a apoiar indivíduos com deficiência intelectual para que se tornem fisicamente aptos, produtivos e membros respeitados na sociedade, por intermédio de treinamento esportivo durante o ano todo e competições desportivas. 

No Brasil, o movimento nasceu em 1990. Hoje é uma Fundação com sede em São Paulo e atividades nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco.

Por: Assessoria de Imprensa da CBJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada