No segundo e último dia da Copa Europeia Júnior de Berlim, neste domingo, três de agosto, o Brasil faturou mais uma medalha, o ouro de Rafael Macedo (81kg). No sábado, o país já havia conquistado cinco bronzes com Larissa Farias (44kg/RJ), Tawany Silva (48kg/SP), Jéssica Pereira (52kg/RJ), Vitor Hugo Carvalho (60kg/SP) e Gabriel Pinheiro (66kg/PE).
Único medalhista do dia, Rafael Macedo teve que fazer cinco combates para subir no lugar mais alto do pódio. Nas eliminatórias, fez três lutas e venceu todas por ippon (golpe perfeito). Foram derrotados pelo brasileiro o cazaque Salamat Zhurkabayev, o canadense Jonah Burt e o alemão Tom Goerlitz.
Na semifinal o judoca passou pelo russo Dmitry Zuev, com um wazari. O ouro só veio depois de uma luta muito disputada com o georgiano Levan Gugava, na final. O brasileiro venceu na punição – o georgiano foi punido três vezes, enquanto Rafael Macedo duas – e levou a medalha dourada para casa.
" Me sinto muito feliz com essa vitória, foram lutas muito difíceis mas graças a Deus eu consegui ganhar, agora treinar ainda mais porque muitos dos atletas que estavam aqui estarão no mundial também", disse o atleta, que aguarda a convocação para o Mundial.
Já Gabriel Souza (100kg/SP), Isadora Pereira (78kg/MG) e Camila Nogueira (+78kg/MS) perderam ainda nas eliminatórias e retornaram à competição na repescagem. Os três disputaram a medalha de bronze, mas foram derrotados pelo russo Niyaz Ilyasov, pela russa Ekaterina Inozamtseva e pela georgiana Elene Kebadze, respectivamente.
Eduardo Santos (81kg/SP), Thiago Chiodi (90kg/SP), João Cesarino Silva (+100kg/RS), Danielle Oliveira (63kg/RJ), Mariana Veiga (70kg/MS) e Sibilla Facchiolli (+78kg/SP) também entraram em ação neste domingo, mas deixaram a competição mais cedo. Confira em anexo as súmulas da competição.
Os atletas foram acompanhados pelo coordenador técnico Kenji Saito, o assistente técnico Marcelo Theotonio, os técnicos Douglas Vieira e Andrea Berti, a psicóloga Mariana Correa, o preparador físico Armando Gonzalez e os fisioterapeutas Gustavo Braga e Ricardo Amadei.
Mundial - A Copa Europeia Júnior de Berlim, Fase 6 do Circuito Internacional da classe, foi a última a contar pontos para o ranking nacional, antes da convocação para o Campeonato Mundial Júnior, que será realizado no período de 20 a 27 de outubro, em Miami.
Estão automaticamente classificados para o Mundial os atletas que alcançarem a marca de 500 pontos no ranking mundial. Aqueles que não conseguirem a pontuação exigida, a comissão técnica irá avaliar a possibilidade de participação do judoca e de sua respectiva categoria. A atualização do ranking depois do torneio de Berlim será divulgada em breve.
Por: Assessoria de Imprensa da CBJ
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!