Os quatro brasileiros convocados pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) para os IX Jogos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) subiram ao lugar mais alto do pódio. Os jogos, que tem como objetivo é estreitar as relações entre os sete países que tem o português como língua oficial, estão sendo disputados em Luanda, capital de Angola, até o próximo domingo. Apenas atletas com até 16 anos podem participar do evento.
Os juvenis do Brasil derão show. Gabriela Clemente (48kg) foi campeã, seguida da portuguesa Patrícia Matias, da moçambicana Natália Tajú e da angolana Teresa Miguel. No pesado (+70kg), Viviane Motta superou a portuguesa Inês Moreira e a angolana Juliana Manuel no rodízio para ficar com o título.
No masculino, Bruno Watanabe (55kg) somou 25 pontos, cinco a mais que o angolano Acácio Cassule e 10 a mais que o português Francisco Mendes. Mas a história poderia ser outra já que a luta contra o atleta da casa foi dura.
“Foi muito difícil! Quase perdi a primeira luta mas dei a volta e ganhei de ippon! Esse título é fruto de todo esforço e dedicação e do apoio de muitas pessoas. Não tenho nem palavras pra dizer como estou feliz”, disse Bruno Watanabe.
O último ouro veio com Jefferson Santos Júnior na categoria até 66 quilos. Completaram o pódio o português David Reis, o moçambicano Kelvin Loforte e o angolano Jonathan Kiala. A equipe foi acompanhada pelos técnicos Paulino Namie e Paulo Ferraz Alvim.
Os Jogos Desportivos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa é um evento multidesportivo que envolve todos os membros da CPLP: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Apesar de o conceito ser semelhante ao dos Jogos da Lusofonia, nos Jogos Desportivos apenas é permitida a participação de atletas com idade inferior a 16 anos. O objetivo é o mesmo da própria comunidade: estreitar as relações de amizade e de cooperação entre os países.
A I edição dos Jogos Desportivos dos Países de Língua Portuguesa foi disputada em Lisboa, capital de Portugal, em setembro de 1993. Neles participaram cerca de 500 jovens de ambos os sexos, de 15 a 16 anos de idade, vindos de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe.
O Brasil sediou o evento apenas uma vez, em 2008. Bissau (1995), Maputo (1997), Cidade da Praia (2002), Luanda (2005), Maputo (2010) e Mafra (2012) são as outras cidades que já sediaram o evento. Além do judô, serão disputadas medalhas no atletismo, atletismo para PCDs, tênis, tênis de mesa, vôlei de praia, natação, futebol, basquete masculino e handebol feminino. Ao todo, a delegação brasileira será composta por cerca de 110 pessoas.
Por: Assessoria de Imprensa da CBJ
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!