quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Técnico de Ribeirão enaltece curso no COB após primeira etapa


Após participar do primeiro módulo presencial do curso da ABT (Academia Brasileira de Treinadores), realizado pelo COB (Comitê Olímpico Brasileiro), o técnico Rogério Quintela, que comanda a Equipe de judô Barão de Mauá/SME Ribeirão Preto, enalteceu o conteúdo das aulas aplicadas. O treinador retornou do Rio de Janeiro na última segunda-feira (27), após permanecer por 16 dias na capital fluminense.

“O conteúdo do curso é magnífico. A grande maioria dos professores são doutores em suas respectivas áreas e muitos deles fizeram seus doutorados na Rússia, Inglaterra e nos Estados Unidos”, contou Quintela.
Com duração de 23 meses, o curso é dividido em oito módulos presenciais, três à distância e mais um módulo de estágio. O objetivo é capacitar técnicos para atuarem no desenvolvimento e aperfeiçoamento de atletas, tendo em vista os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016 e também o futuro do esporte nacional.

“Todas as atividades do primeiro módulo são altamente aplicadas. O objetivo do projeto vai muito além de formar os principais treinadores do Brasil. Ele busca diminuir a distância que existe entre a prática e a ciência do esporte. É necessário tirar o profissional do laboratório e levá-lo ao tatame e, muito importante tirar o treinador do tatame e levá-lo ao laboratório, para entender seus atletas”, analisou o técnico.

A próxima etapa do curso será o estágio nacional, de 7 a 11 de abril e depois mais 13 dias no Rio de Janeiro, entre os dias 26 de maio e 8 de junho (segundo módulo presencial). Após o encerramento do curso, o professor Rogério Quintela receberá o certificado de Treinador Nacional em Esporte de Alto Rendimento, na área de Concentração: Desenvolvimento Esportivo. 

Elite

O curso no Rio de Janeiro contou com uma extensa lista de professores considerados mundialmente tops de linha. Entre eles, Antônio Carlos Gomes (formado em Educação Física e com formação acadêmica na Universidade Nacional de Cultura Física da Rússia, em Moscou e, PhD em Esportes), Go Tani (Pós-Doutorado em Educação Física pela Universidade de Hiroshima – Japão), Ronaldo Gueraldi, Abdallah Achour Junior, Luciano Salamacha, entre outros.

Já entre os alunos que foram companheiros de Quintela, estavam Luiz Shinohara (técnico da seleção masculina principal de judô em três Olimpíadas), Rosicléia Campos (técnica da seleção brasileira feminina de judô), Douglas Vieira (técnico da seleção brasileira masculina júnior e medalha de prata nas Olimpíadas de Los Angeles, em 1984), entre outros.

“Ter a oportunidade de conviver com pessoas com tanto conhecimento e bagagem internacional é um aprendizado único e especial”, disse Quintela.

Durante o curso ainda foi apresentado o projeto “Top Ten”, que consiste na tentativa de colocar o Brasil entre as dez maiores potências do esporte mundial. A ideia é fazer o país brigar do sexto ao décimo lugar no quadro de medalhas nas Olimpíadas de 2016, visando à conquista de aproximadamente 27 medalhas. O judô e o vôlei são os carros-chefes do projeto.

Por: Martinez Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada