domingo, 26 de janeiro de 2014

De olho no trabalho dos próximos dois anos, atletas e comissão técnica da seleção brasileira se encontram em São Paulo


Para 34 atletas, a temporada da seleção brasileira começa no próximo domingo, 26/1, em São Paulo. Se os membros mais jovens da equipe foram para a Rússia, onde participam de treinamento de campo com os anfitriões e japoneses, os mais “cascudos” se encontram no Brasil para dar o pontapé inicial de uma temporada de importância indiscutível: o ano 2014 marca o começo da contagem dos pontos para o ranking olímpico.

Durante a semana na capital paulista, os atletas irão realizar baterias de testes físicos e médicos, assistirão a palestras ministradas por todas as áreas da comissão multidisciplinar, e terão suas necessidades, potencialidades e deficiências mapeadas para que todos os atletas, de cada uma das categorias, possam ter abordagem e trabalho voltados para suas especificidades.

“É importante começar a temporada dessa forma, com uma ‘ressonância magnética’ dos atletas, sob o ponto de vista das avaliações nutricionais, psicológicas, médicas, físicas, técnicas... Enfim, de forma a permitir que tenhamos um conhecimento profundo sobre a situação de cada membro da equipe e, assim, formatarmos nosso esquema de trabalho específico para cada um dos atletas”, analisa o gestor de alto rendimento da Confederação Brasileira de Judô, Ney Wilson.

“Toda informação sempre é bem-vinda, pois considero muito importante estarmos atualizados sobre as áreas que envolvem nosso esporte, seja física, nutricional ou psicológica. Temos ótimos profissionais que nos auxiliam em todos os âmbitos e entender como isso funciona é bem interessante”, disse a titular da categoria até 63kg da seleção no Mundial do Rio, em 2013, Katherine Campos.

Palestras sobre dopagem também serão ministradas, reforçando a importância que o alto rendimento da Confederação Brasileira de Judô vem aplicando o chamado ‘controle preventivo’, com um foco em conscientizar os atletas.

“É fundamental que tenhamos essas palestras para que possamos nos manter atualizados, até porque mudam com frequência os medicamentos proibidos”, segue Katherine.
Os treinamentos se estenderão até o dia 1/2, terminando na semana da viagem para Paris, onde a seleção disputa o primeiro Grand Slam da temporada. Para os convocados, será uma oportunidade de deixar as férias para trás de vez, e ficar totalmente pronto para a disputa do antigo Torneio de Paris.

“Por ser a primeira competição da temporada, seria normal que sentíssemos um pouco. Sem qualquer dúvida, esse treinamento irá ajudar muito na reta final da preparação para o Grand Slam. E, em todos os aspectos, juntar os atletas da seleção para treinamentos e sempre muito válido! Pegar em kimonos diferentes, contato com atletas experientes, com técnicos e comissão, estar no clima de concentração... Tudo contribui positivamente”, completa a meio médio.

“Claro, para os que vão disputar a primeira etapa de competição na Europa, que é o Grand Slam de Paris (entre os dias 8 e 9/2), o treinamento em si será fundamental”, diz Ney Wilson. “Porém, eu diria que o foco maior neste momento não é o treinamento, mas sim tudo o que estamos coletando de informações para melhor planejar todo o trabalho que vai ser realizado com esses atletas nos próximos dois anos”, completa.

A programação começa no domingo (26), às 14:30, com uma avaliação clínica, seguida pela palestra de abertura ministrada pelo gestor de alto rendimento da Confederação Brasileira de Judô, Ney Wilson. A imprensa terá acesso a quatro dos treinamentos: terça-feira (28) das 19 às 21:30, e em dois períodos na quinta (30), das 9:30 ao meio-dia e das 19 às 21:30. As atividades serão realizadas no Complexo Esportivo do Ibirapuera.

Lista dos atletas participantes:

48kg: Sarah Menezes
52kg: Eleudis Valentim
52kg: Jéssica Pereira
57kg: Rafaela Silva
57kg: Ketleyn Quadros
57kg: Flávia Gomes
57kg: Tamires Crude
63kg: Mariana Barros
63kg: Mariana Silva
63kg: Katherine Campos
70kg: Maria Portela
70kg: Nádia Merli
78kg: Mayra Aguiar
78kg: Renata Januário
+78kg: Maria Suelen Altheman
+78kg: Claudirene Cézar
60kg: Felipe Kitadai
60kg: Diego Santos
66kg: Charles Chibana
66kg: Luiz Revite
73kg: Bruno Mendonça
73kg: Alex Pombo
73kg: Marcelo Contini
81kg: Victor Penalber
81kg: Leandro Guilheiro
90kg: Tiago Camilo
90kg: Eduardo Santos
90kg: Eduardo Bettoni
100kg: Renan Nunes
100kg: Luciano Corrêa
100kg: Hugo Pessanha
+100kg: Rafael Silva
+100kg: David Moura
+100kg: Walter Santos


Por: Assessoria de Imprensa da CBJ


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada