quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Atletas da seleção brasileira recebem orientações sobre o sistema de controle antidopagem


Todos os atletas da seleção brasileira que estão no treinamento de campo em São Paulo tiveram a oportunidade de esclarecer suas dúvidas e saber um pouco sobre o sistema de controle do uso de substâncias proibidas. O especialista em controle de doping, Alexandre Velly Nunes, ministrou uma palestra para os 33 judocas presentes onde pode mostrar todas as etapas pelas quais os judocas passarão durante os exames antidoping, a classificação das substâncias proibidas e deu uma idéia de qual seria a punição em cada um dos casos. 

Velly também deixou claro que há diferença entre os testes feitos durante a competição e os que são off competion, ou seja, que podem ser realizados a qualquer momento pela WADA (Agência Internacional Antidoping). Dentre as substâncias analisadas, ficam de fora os grupos os que se referem aos canabinóides e corticóides, dentre outros. Mas alertou para o uso de chás ou outras substâncias naturais porque estas podem conter o princípio ativo de alguns medicamentos proibidos e, nesse caso, a punição é a mesma. 

“Essa iniciativa da CBJ é uma iniciativa louvável, perfeita. Essa divisão entre dois grupos foi perfeita porque os atletas tiveram oportunidade de ter questionamentos diferentes. Acredito que foi bastante produtivo e a Confederação está de parabéns mais uma vez pela iniciativa”, disse Velly.

Os atletas que participam do treinamento foram submetidos a exames antidoping, o que vem acontecendo regularmente desde 2012. Só no ano passado foram realizados 55 testes em 35 atletas pela CBJ, com o custo de 1,5 mil reais cada.


Por: Assessoria de Imprensa da CBJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada