quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Seleção brasileira passa por semana de avaliações em SP.


A equipe masculina de judô, mais a ligeiro Sarah Menezes, está em São Paulo para uma semana de avaliações e treinamentos. Os 14 atletas passam, desde segunda-feira (23) por uma bateria de exames físicos, fisiológicos e clínicos sob os cuidados dos médicos Breno Schor e Mateus Saito, no Instituto Vita. Além das instalações do Vita em Higienópolis, onde estão sendo feitos testes biomecânicos e clínicos, estão sendo usadas também as dependências do Hospital Sírio Libanês (ecocardiograma) e UNIFESP (oftamológico).

“Damos aos atletas um tratamento completo, que poucas equipes do mundo têm acesso. Na busca por resultado no alto nível, cada detalhe importa”, diz o coordenador técnico da Confederação Brasileira de Judô, Ney Wilson.

Nesta quarta-feira (25), já será possível traçar um perfil detalhado de cada judoca da seleção brasileira masculina:

“Teremos um retrato completo da seleção olímpica a sete meses dos Jogos de Londres. Alguns exames são obrigatórios, a pedido do Comitê Olímpico Brasileiro, e outros são específicos do judô, a pedido de nossa comissão técnica”, explica o médico Breno Schor. “Com isso poderemos personalizar tanto o tratamento, quanto o treinamento dos judocas”, completa.

Entre os exames específicos estão, por exemplo, está o teste de Cinemática da Escápula, que identifica cada pedaço do movimento dos ombros.

“A transmissão de força do tronco para os braços é fundamental no judô”, enfatiza Breno Schor.

“Com esse exame conseguimos identificar o padrão de movimentação da articulação e dos membros superiores e podemos interferir em sua melhoria”, diz Carla Prisco, que comandou esse teste no laboratório de biomecânica do Vita.

A nutricionista Gisele Lemos e a psicóloga Adriana Lacerda, da equipe multidisciplinar da CBJ, acompanharam os exames.

“Essa cápsula que mede o volume corporal e o percentual de gordura é muito importante sobretudo para as categorias mais pesadas, em que o uso do adipômetro nem sempre é possível”, explicava Gisele Lemos, enquanto o peso pesado Rafael Silva fazia sua medição.

Estão em São Paulo os dois atletas mais bem colocados no ranking mundial em cada uma das sete categorias masculinas: Felipe Kitadai e Breno Alves; Leandro Cunha e Luiz Revite; Bruno Mendonça e Marcelo Contini; Leandro Guilheiro; Tiago Camilo e Hugo Pessanha; Luciano Correa e Leonardo Leite; Rafael Silva e Daniel Hernandes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada