segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Blog do Rogério Sampaio: Brasileiros garantidos, e com vantagem, para os Jogos Olímpicos.


O resultado do Top Masters 16 do Cazaquistão foi de suma importância para que alguns atletas brasileiros melhorassem sua posição no ranking mundial da Federação Internacional de Judô.

Felipe Kitadai, Leandro Cunha, Hugo Pessanha, Rafael Silva, Rafaela Silva e Mayra Aguiar conseguiram melhores colocações. De acordo com o ranking divulgado essa semana, Leandro Guilheiro (2º), Sarah Menezes (3ª) e Mayra Aguiar (3ª) estão entre os quatro melhores do mundo, o que é tremendamente relevante para os Jogos Olímpicos. Isso porque os quatro melhores do ranking em cada categoria serão colocados no sorteio dos Jogos Olímpicos como cabeças-de-chave e isso é uma vantagem muito grande.

Tão importante quanto estar entre os cabeças-de-chave é ter a tranquilidade de já estar com a vaga garantida para Londres ainda no início da temporada.

Mas a boa posição no ranking não significa muito para atletas como Tiago Camilo, que é o quinto, e Hugo Pessanha, que é o sexto, entre os médios. Mesmo estando bem colocados no ranking, Camilo e Pessanha protagonizam uma briga intensa pela vaga olímpica.

A indefinição provocada pela briga interna pela vaga tem seu lado bom, já que a rivalidade acaba elevando o nível dos atletas. Mas, por outro lado, o esforço para carimbar o passaporte para a Olimpíada pode não permitir com que ele faça um trabalho focado exclusivamente para os Jogos.

O Grand Slam de Paris, que acontecerá nos dias 4 e 5 de fevereiro, e o Grand Prix de Dusseldorf, marcado para os dias18 e 19 de fevereiro, serão decisivos para a definição dessa vaga.

Vale lembrar que Tiago Camilo já viveu situação semelhante à atual em 2007, quando protagonizou uma disputa acirrada com Flávio Canto pela vaga da categoria meio-médio para o Mundial do Rio de Janeiro. Apesar do desgaste antes da disputa, Camilo se superou e conquistou o título de campeão mundial e o de melhor judoca do mundo na temporada. Não será surpresa se essa disputa com Hugo Pessanha o levar a atingir o mesmo nível de desempenho em Londres 2012.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada