domingo, 8 de janeiro de 2012

Mundial Masters de judô abre as últimas disputas para o ranking olímpico.

Hugo Pessanha: brasileiro trava uma briga acirrada com Tiago Camilo pelo direito de competir nas Olimpíadas da Inglaterra

O ano da decisão já começa com o seu compromisso de maior peso na escolha de quem integrará a Seleção Brasileira nas Olimpíadas de Londres-2012. Após inúmeros fins de semana dedicados a competições que renderam pontos para o ranking da Federação Internacional de Judô (FIJ) em 2011, nos próximos dias 14 e 15, a cidade de Almaty, no Cazaquistão, recebe 12 brasileiros para o World Masters, torneio que convoca somente os 16 melhores de cada categoria, segundo a lista internacional.

Em uma competição tão acirrada, Felipe Kitadai, Leandro Cunha, Bruno Mendonça, Leandro Guilheiro, Tiago Camilo, Hugo Pessanha, Rafael Silva, Daniel Hernandes, Sarah Menezes, Erika Miranda, Rafaela Silva, Mariana Silva, Mayra Aguiar e Maria Suelen Altheman não devem se preocupar tanto com a medalha em si. O que eles querem mesmo são os pontos obtidos na disputa — o ouro vale 400; a prata, 240; e o bronze, 160. É mais do que o que se pode conquistar, por exemplo, em um Grand Slam ou em um Grand Prix.

Conseguir essa pontuação terá um valor ainda maior para quem está com outro brasileiro em sua cola no ranking da FIJ, já que cada país só pode contar com um representante por categoria. É o caso de Tiago Camilo e Hugo Pessanha, que, após duelarem muito de perto na classificação durante 2011, estão atualmente separados por seis colocações — Tiago é o quarto, e Hugo, o décimo, entre os judocas com até 90kg.

“O fim da temporada 2011 não foi muito proveitoso para mim. Foram muitas viagens, fusos horários diferentes, e o cansaço acabou batendo”, lamenta Hugo. “A estratégia principal, agora, é não pensar no ranking. Tenho que manter o foco para que os resultados surjam por si só. Ainda estou na briga e com a confiança em alta”, continuou o carioca.

A disputa entre Tiago e Hugo não é única em curso no país. A rivalidade também é grande entre os peso-pesados Rafael Silva, sexto colocado, e Daniel Hernandes, décimo. Os atletas duelam pela classificação até o dia 30 de abril, quando a FIJ fecha o ranking e decide os 22 homens e as 14 mulheres de cada categoria que embarcam, em julho, para os Jogos Olímpicos. Outras competições importantes antes do anúncio serão o Grand Slam de Paris, em 4 e 5 de fevereiro, e o Grand Prix de Dusseldorf, na Alemanha, em 18 e 19 do mesmo mês, além das etapas da Copa do Mundo.

Única da capital
Erika Miranda terá também, no Cazaquistão, o encargo de ser a representante exclusiva de Brasília. Apesar de Luciano Corrêa figurar dentro do critério de convocação olímpica — em 18º, de acordo com a atualização da FIJ de 19 de dezembro, na categoria até 100kg —, a posição no ranking não foi o suficiente para o Masters Top 16. Enquanto isso, a também brasiliense Ketleyn Quadros aparece em 20º (57kg), tendo Rafaela Silva bem à sua frente, em 7º.

Vida mansa
Leandro Guilheiro continua como o brasileiro mais bem classificado, em segundo lugar na categoria até 81kg. Também mantêm uma posição de tranquilidade Sarah Menezes (3º/48kg), Mayra Aguiar (4º/78kg), a brasiliense Erika Miranda (6º/52kg), Rafaela Silva (7ª/57kg) e Leandro Cunha (7º/66kg).

Compromissos pré-olímpicos
14 e 15/1 — World Masters (Almaty, Cazaquistão)
28 e 29/1 — World Cup feminina (Sófia, Bulgária)
4 e 5/2 — Grand Slam (Paris, França)
10 e 11/2 — World Cup masculina (Oberwart, Áustria) e feminina (Budapeste, Hungria)
18 e 19/2 — Grand Prix (Düsseldorf, Alemanha)
25 e 26/2 — World Cup feminina (Varsóvia, Polônia)
3 e 4/3 — Copa Pan-Americana e Campeonato Sul-Americano Sênior (Buenos Aires, Argentina)
28 e 29/4 — Campeonato Pan-Americano Sênior (Montreal, Canadá)


Equipe brasileira
World Masters do Cazaquistão
» Felipe Kitadai (60kg)
» Leandro Cunha (66kg)
» Bruno Mendonça (73kg)
» Leandro Guilheiro (81kg)
» Tiago Camilo (90kg)
» Hugo Pessanha (90kg)
» Rafael Silva (+100kg)
» Daniel Hernandes (+100kg)
» Sarah Menezes (48kg)
» Erika Miranda (52kg)
» Rafaela Silva (57kg)
» Mariana Silva (63kg)
» Mayra Aguiar (78kg)
» Maria Suelen Altheman (+78kg)

Brasil em vantagem
Com tantas opções de nomes para levar em sua equipe para a competição em Londres, o Brasil vive dias de força na modalidade. A Seleção é uma das únicas cinco — além de Inglaterra, França, Japão e Coreia do Sul — que, até o momento, tem representantes em todas as categorias. Deles, Maria Portela (70kg), hoje em 22º lugar, é a única que depende do critério de cota continental para ser convocada. Ao todo, o país tem 22 judocas dentro da zona de classificação.

Por: Ana Cláudia Felizola - Correio Braziliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada