Durou apenas uma luta o retorno de João Derly às competições internacionais. Bicampeão mundial (2005 e 2007), o gaúcho foi eliminado do Grand Slam de Judô do Rio de Janeiro na primeira eliminatória da categoria até 73kg, neste sábado, derrotado por Rasul Boqiev, do Tajiquistão.
A luta foi decidida pelos árbitros. Medalha de bronze em Pequim-2008, Boqiev venceu por yuko, conferido quando os árbitros puniram os dois lutadores por falta de competitividade. Era a segunda punição contra Derly, que havia levado uma advertência anterior por ter saído da área de luta.
- Uma pena que foi uma luta decidida pela arbitragem. Achei injusta a punição por sair da área, eu estava entrando em um golpe naquele momento e o juiz não viu - disse Derly, que sofreu a advertência a 2m19s do final do combate.
Embora tenha dito não sentir nervosismo, a falta de ritmo de Derly, que voltou a treinar com quimono há uma semana - passou dois anos afastado com lesões em ambos os joelhos - ficou clara nos primeiros segundos. Logo na primeira briga por pegada, o brasileiro se desequilibrou e quase caiu pra trás. Depois, em nova troca por pegada, foi ao chão de frente. Mesmo assim, demonstrou vontade e considerou o retorno positivo.
- Estou contente por pelo menos estar aqui. Quem está me acompanhando sabe o que passei para vir. Ele é um competidor experiente, medalhista olímpico, e foi uma luta parelha. Senti a falta de competitividade, ele teve alguns momentos bons em que eu não consegui reagir - disse Derly.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!