domingo, 7 de abril de 2024

Rafaela Silva puxa 1ª lista do judô do Brasil para as Olimpíadas

Rafaela Silva festeja ouro no Pan de Santiago — Foto: Foto Wander Roberto/COB @wander_imagem

A Confederação Brasileira de Judô (CBJ) divulgou nesta quinta-feira a primeira lista de convocados para as Olimpíadas de Paris. Antes mesmo do fechamento do ranking olímpico, a CBJ confirmou os nomes dos atletas para as 10 categorias em que o Brasil já somou pontos para garantir a classificação. Campeã olímpica no Rio 2016, Rafaela Silva (-57kg) é o destaque do grupo, junto com os também medalhistas olímpicos Mayra Aguiar (-78kg), Daniel Cargnin (-73kg) e Rafael Silva (+100kg).

Além dos quatro medalhistas olímpicos, o Brasil vai contar com Willian Lima (-66kg), Guilherme Schmidit (-81kg), Rafael Macedo (-90kg), Leonardo Gonçalves (-100kg), Larissa Pimenta (-52kg) e Beatriz Souza (+78kg). O país ainda busca classificação em quatro categorias até o fechamento do ranking olímpico, no dia 23 de junho.

- Eu imagino que o Brasil vá muito bem em Paris. Sempre digo para as atletas se divertirem, porque Olimpíadas são o ápice. Acredito muito na minha equipe. Só tenho a parabenizar cada judoca pelo trabalho feito até agora - disse Sarah Menezes, campeã olímpica em Londres e hoje técnica da seleção brasileira feminina de judô.

Campeã na Rio 2016, Rafaela Silva volta às Olimpíadas para sua terceira participação depois de ficar fora dos Jogos de Tóquio por doping. A bicampeã mundial não era nome certo na lista por ter uma concorrência acirrada com Jéssica Lima pelo posto do Brasil na categoria até 57kg. Rafaela hoje ocupa a nona posição do ranking com 3.899 pontos, enquanto Jéssica é a décima, com 3.692 pontos.

- É uma emoção sem tamanho. Vou para minha terceira Olimpíada. Estou muito feliz com essa notícia. Vou treinar muito mais do que eu já vinha treinando, porque eu quero voltar com essa medalha para a nação (do Flamengo) e para a seleção brasileira de judô - disse Rafaela.

Dona de três bronzes, Mayra Aguiar busca a quarta medalha olímpica na categoria até 78kg na sua quinta participação em Olimpíadas. Daniel Cargnin foi bronze em Tóquio na categoria até 66kg e agora busca voltar ao pódio na até 73kg. Rafael Silva, duas vezes bronze na categoria +100kg, se prepara para sua quarta participação olímpica.

- É um momento de muita emoção participar das Olimpíadas pela quarta vez. Meu sonho era ir para uma, ganhar uma medalha. Na primeira, tinha aquela ansiedade. Na quarta, ainda acho que posso evoluir, dar algo para o meu esporte. Estou me preparando muito. Sei que é mais difícil, por conta da idade. Mas, se o universo conspirar, eu estiver num dia bom, posso conseguir um resultado positivo - disse Rafael Silva, o Baby.


Convocação do judô do Brasil para as Olimpíadas de Paris — Foto: Lucas Espogeiro

Entre os homens, o Brasil ainda busca vaga somente na categoria até 60kg - Matheus Takaki e Michel Augusto estão na zona de classificação, mas ainda não estão garantidos em Paris. Entre as mulheres, Natasha Ferreira e Amanda Lima estão no páreo da categoria até 48kg. Medalhista olímpica em Pequim 2008, Ketleyn Quadros briga na categoria até 63kg. Luana Carvalho mira a classificação na categoria até 70kg.

- Talvez o maior palco do judô no mundo seja Paris. É um local com público que sabe muito sobre a modalidade. Temos que focar na preparação para fazer um grande trabalho nas Olimpíadas - disse Kiko Pereira, técnico da seleção brasileira masculina de judô.

Foram anunciados também os atletas convocados para a equipe de apoio, que deve crescer ao fim do período de classificação para as Olimpíadas. Ronald Lima (até 66kg), Gabriel Falcão (até 81 kg), Kayo Santos (até 100kg), Clarice Ribeiro (até 48 kg), Kaillany Cardoso (até 70kg) e Kátia Alves (acima de 78kg) vão colaborar com a preparação dos judocas brasileiros para Paris.

Primeira lista de convocados do judô do Brasil para as Olimpíadas

Masculino
Willian Lima (-66kg) - Pinheiros (SP)
Daniel Cargnin (-73kg) - Sogipa (RS)
Guilherme Schimidt (-81kg) - Minas Tênis Clube (MG)
Rafael Macedo (-90kg) - Sogipa (RS)
Leonardo Gonçalves (-100kg) - Sogipa (RS)
Rafael Silva (+100kg) - Pinheiros (SP)

Feminino
Larissa Pimenta (-52kg) - Pinheiros (SP)
Rafaela Silva (-57kg) - Flamengo (RJ)
Mayra Aguiar (-78kg) - Sogipa (RS)
Beatriz Souza (+78kg) - Pinheiros (SP)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada