sábado, 26 de agosto de 2023

Sophia Câmara conquista a prata no Mundial Sub-18 de Judô


O judô brasileiro segue fazendo bonito no Campeonato Mundial Sub-18. Nesta sexta-feira (25), Sophia Câmara venceu todos os combates preliminares e só parou no ippon da japonesa Yuri Shimizu na grande decisão do peso médio feminino (-63kg), ficando com a medalha de prata. Foi a segunda conquista do Brasil em Zagreb; na última quarta-feira (23), Clarice Ribeiro foi a campeã do -44kg.


"Estou muito feliz. Quero agradecer a todo mundo que me ajudou a chegar aqui: minha academia, minha família e a comissão técnica da CBJ", comemorou Sophia.


Sophia estreou com vitória por ippon sobre Isabel Bob, da Romênia. Nas oitavas, bateu a israelense Lihi Boaron, também por ippon (2 waza-ari). Nas quartas-de-final, a brasileira venceu Nigina Saparboeva, do Uzbequistão, impondo maior volume de ataques e forçando três punições à adversária. Seguindo na mesma estratégia, Sophia foi inteligente taticamente e, de novo, conseguiu vencer nas punições, passando por Varvara Kuchar, da Lituânia, para chegar à grande final.


A judoca foi um dos destaques da classe Sub-18 no Brasil nesta temporada, acumulando bons resultados nacionais e internacionais para chegar ao Mundial cotada para brigar por um pódio. Entre os principais resultados dela, estão a prata na Copa Europeia de Teplice (República Tcheca), o bronze da Copa Europeia de Bielsko-Biala (Polônia), bronze no Sub-18 e prata no Sub-21 da Copa Pan-Americana da Bahia e o recém título brasileiro Sub-21.


Sophia tem 16 anos e é atleta da Academia Espaço Marques Guiness, do Distrito Federal, onde é treinada pelos senseis Robert e Phyllis Marques, no mesmo dojô por onde passaram Érika Miranda, Ketleyn Quadros e, mais recentemente, Guilherme Schimidt.


Eduarda Bastos e Lucas Ribeiro param nas preliminares


O Brasil ainda teve mais dois judocas em ação nesta sexta-feira, terceiro dia de competição individual. Eduarda Bastos (-57kg) caiu na estreia para Marina Azinou, do Chipre, e Lucas Ribeiro (-81kg) parou nas oitavas de final diante do cazeque Dosbol Balgabay, que viria a ser medalhista de bronze.


Quatro brasileiros lutam neste sábado


O último dia de disputas individuais em Zagreb reserva mais bons combates para o fã de judô. Quatro judocas brasileiros entrarão em ação, buscando a terceira medalha do país na capital croata. São eles: Alexandre Albano II (-90kg), Luis Antônio Oliveira (+90kg), Ana Soares (+70kg) e Dandara Camilo (+70kg).


As preliminares começam a partir das 5h30 (horário de Brasília), com a disputa por medalhas a partir das 11h.


No domingo (27), a equipe brasileira volta aos tatames de Zagreb para a competição por equipes mistas. O Brasil faz sua estreia contra a Romênia e, avançando para as quartas de final, enfrenta o vencedor de Japão x Geórgia.


Por: Assessoria de Imprensa da CBJ


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada