segunda-feira, 21 de agosto de 2023

Judoca caxiense disputa Jogos Mundiais da IBSA de olho nas Paralimpíadas


O judoca caxiense Marcelo Casanova, de 19 anos, segue com o sonho de disputar sua primeira Paralímpiada em 2024 na capital da França, Paris. Com isso, o está dando um passo importante nessa trajetória. Ele viaja para a cidade de Birmingham, na Inglaterra, onde disputará Jogos Mundiais da Federação Internacional de Esportes para Cegos (IBSA). Atualmente, ele é o número quatro do mundo no peso 90Kg da classe J2 (para atletas com definição de imagens). O evento iniciou em 18 de agosto e vai até o dia 27.

Casanova teve a confirmação da ida para o torneio há menos de um mês, e desde então intensificou sua preparação que já vinha forte. Na última semana, o judoca caxiense esteve com a Seleção Brasileira, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Já com os atletas que irão para a Inglaterra, o representante do Recreio da Juventude pode concentrar 100% na competição, valiosa na corrida para os Jogos Paralimpicos.

“Essa competição é a principal do ciclo, é a que mais vale pontos para o ranking mundial. A preparação está muito intensa, está bem focada nessa competição, com o treinamento técnico, o físico, o suporte da fisioterapia. Estamos bem focados e com a expectativa que vamos trazer o melhor resultado possível para já dar uma encaminhada nessa classificação para Paris”, disse Marcelo Casanova.

Desde que entrou no judô paralímpico, o caxiense enfrentou os principais atletas do ranking mundial. No início de maio, o atual número um da categoria, o francês Helios Latchoumanaya veio ao Brasil para ter a experiência de encarar Casanova no Grand Prix Brasil, uma vez que os dois ainda não se encontraram nas competições internacionais. Na oportunidade, o europeu levou a melhor.

“Tentamos fazer o estudo sempre dos adversários que vou enfrentando, que tem maior dificuldade. Temos que manter, porque os adversários também nos estudam. Com os que ganhamos, tentamos fazer um jogo parecido, mas sabendo que eles já nos conhecem. E os que tivemos mais dificuldades, tentamos achar estratégias para que não nos atrapalhem tanto. E os adversários que acabamos perdendo, buscamos novas estratégias para conseguir ter um resultado melhor”.

O judoca caxiense será o único representante do Rio Grande do Sul na modalidade nos Jogos Mundiais da Federação Internacional de Esportes para Cegos. Após a competição, Marcelo Casanova ainda terá mais um ano para seguir pontuando no ranking e confirmar um lugar em Paris 2024.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada