sexta-feira, 11 de agosto de 2023

CBJ apresenta planejamento de Paris 2024 na Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados

A Confederação Brasileira de Judô foi convocada pela Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados a apresentar, em audiência pública realizada nessa quarta-feira, 09, o planejamento do judô brasileiro para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Na ocasião, a CBJ foi representada por seu presidente, Silvio Acácio Borges, e pelo gerente de alto rendimento, Marcelo Theotonio.  

“Já estivemos outras vezes nessa casa e é sempre um prazer estarmos aqui buscando fortalecer cada vez mais o esporte no nosso país. Agradeço ao deputado delegado Da Cunha, que preside a mesa, e parabenizo ao deputado Luiz Lima, que preside essa comissão. Deveríamos, sim, ter mais pessoas como vocês brigando, na casa do povo, por um direito que é do povo. A CBJ tem um histórico bastante glorioso, foi fundada em 1969 e já em 1972 ela conseguiu sua primeira medalha olímpica. E, para os próximos Jogos Olímpicos e Pan-Americanos, temos uma perspectiva muito boa. Temos um histórico de 24 medalhas olímpicas, 18 paralímpicas. São dez Jogos Olímpicos consecutivos com pódio no judô e esperamos manter essa tradição em Paris”, projetou o presidente Silvio Acácio.   

O caminho do judô brasileiro até Paris foi desenhado pelo gerente de alto rendimento, Marcelo Theotônio, que detalhou o processo de formação da seleção olímpica, as fases do planejamento e as zonas de investimento da CBJ para cada grupo de atletas que disputam a corrida olímpica. 

“Na nossa filosofia de trabalho a palavra de ordem é meritocracia. A ideia é que tenhamos um processo justo e meritocrático, onde decidimos previamente a regra do jogo e que os atletas conquistem sua vaga. A CBJ não necessariamente convoca. Ela desenha um critério e o atleta conquista sua vaga. A eficiência na utilização do recurso também é uma responsabilidade nossa. Temos que fazer o melhor possível com o recurso que temos, enfrentando os maiores adversários mundo a fora. E também fazemos isso pensando na sustentação do sistema. Investimos no melhor do momento e promovemos o melhor do futuro”, descreveu Theotonio.  

Ele explicou ainda o conceito de investimento adequado, que divide os atletas da seleção por níveis (Elite, Internacional, Acesso e Transição) e falou sobre o trabalho integrado que vem realizando junto aos clubes, federações e Comitês para um planejamento individualizado de cada judoca.  

Assista ao vídeo da apresentação aqui. 

Por: Assessoria de Imprensa da CBJ


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada