domingo, 27 de agosto de 2023

Brasil é ouro com as mulheres e bronze com os homens no judô por equipes

Larissa tenta aplicar golpe em adversária puxando ela pela manga do quimono. Foto: Renan Cacioli/ CBDV.

A Seleção Brasileira de judô paralímpico conquistou nesta sexta-feira (25) o ouro com as mulheres e o bronze com os homens na competição por equipes que encerra o terceiro e último dia de lutas nos Jogos Mundiais da IBSA, em Birmingham, na Inglaterra. Diferentemente das disputas individuais, esta não conta pontos no ranking mundial aos atletas que competem –  principal critério de seleção para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Mas deu ao Brasil mais duas medalhas, após as sete conquistadas na quinta-feira, sendo uma de ouro com o paraibano Wilians Araújo.

Na final, o conjunto feminino formado por Lúcia Araújo, Maria Núbea Lins, Meg Emmerich, Larissa Silva, Brenda Freitas e Érika Zoaga derrotou a equipe da China por 4 a 2. Na primeira eliminatória, a vitória havia sido sobre o time do Uzbequistão, por 4 a 0. Já os rapazes lutaram com Thiego Marques, Dênis Rosa, Halley Arruda, Rayfran Mesquita, Arthur Silva, Marcelo Casanova e Wilians Araújo. Na semifinal, perderam para o Cazaquistão por 4 a 1. No confronto valendo o bronze, bateram a Turquia por 3 a 2.

Agora, o Brasil voltará suas atenções na modalidade para as duas últimas etapas do Grand Prix da IBSA na temporada: Azerbaijão, em setembro, e Japão, em dezembro, além do Parapan do Chile, em novembro. Todos esses campeonatos contarão pontos no ranking mundial. 

Sobre os Jogos Mundiais da IBSA 2023

A competição organizada pela Federação Internacional de Esportes para Cegos acontece na Universidade de Birmingham, na Inglaterra, e na CBS Arena, em Coventry, até o dia 27 de agosto e reúne mais de 1.250 atletas de 70 países que disputam: futebol de cegos (dentro da Copa do Mundo), goalball, judô, tiro com arco, xadrez, críquete, futebol B2/B3, powerlifting, showdown, boliche e tênis. Esta é a sétima edição dos Jogos Mundiais, realizados pela primeira vez em Madri, em 1998. De lá para cá, já foram sedes: Quebec-CAN (2003), São Paulo-BRA (2007), Antalya-TUR (2011), Seul-KOR (2015) e Fort Wayne-USA (2019).


O torneio de judô em Birmingham foi disputado por 236 judocas, sendo 143 homens e 93 mulheres, de 42 países.


O judô é uma das modalidades que mais rendeu medalhas ao país na história das Paralimpíadas: foram 25 ao todo, sendo cinco ouros, nove pratas e 11 bronzes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada