domingo, 6 de agosto de 2023

Rio vence Paraná e conquista título inédito do Brasileiro Júnior por Equipes


A seleção do estado do Rio de Janeiro conquistou, neste domingo, 06, pela primeira vez, o título do Campeonato Brasileiro Sub-21 de Judô por Equipes, em Lauro de Freitas, na Bahia. A medalha de ouro veio com uma vitória por quatro a um sobre a seleção do Paraná, que foi ao pódio por equipes pela primeira vez.  

As medalhas de bronze ficaram com a seleção do Rio Grande do Sul e de São Paulo. Enquanto os gaúchos bateram Santa Catarina por 4 a 1, São Paulo venceu o Mato Grosso do Sul pelo mesmo placar.

FINAL: Rio de Janeiro 4 a 1 Paraná  

Na decisão, o Rio saiu na frente com vitória de Kauan Jorge (90kg) sobre João Costa, nas punições. Emilly Santos (+90kg) jogou Ana Soares de ippon e empatou o placar.  

Daí para frente, só deu Rio de Janeiro. Gabriel dos Santos (+90kg) venceu Armand Droaneau por ippon, Beatriz Comanche (57kg) superou Maria Santos também por ippon, e Arthur Santos (73kg) projetou João Neto para marcar o ippon do título muito festejado pelos cariocas.  

“A equipe estava bem unida, estávamos convictos que íamos conseguir fazer boas lutas. Com isso e com o apoio dos técnicos a gente conseguiu sair campeã e levar a vitória para o Rio”, comemorou Arthur, após o pódio inédito dos cariocas.  

Destaque no individual e na equipe, a paranaense Emily Santos que, lutando no peso de cima conquistou importantes pontos para o Paraná, também destaco a união do time na busca do primeiro pódio paranaense nessa competição.  

“O mais fundamental foi a união da equipe para a gente chegar até aqui, um apoiando o outro, sem briga. Perdemos, mas tentamos dar o máximo para vencer. Hoje, no por equipe, eu lutei no +70kg, lutei com meninas do 63kg, 78kg e também +78kg e achei que deu certo descer de peso”, comentou Emilly.  

BRONZE: Rio Grande do Sul 4 a 1 Santa Catarina 

Na primeira disputa de bronze do dia, o Rio Grande do Sul abriu um ponto com ippon de Felipe Vaz (90kg) sobre Pedro Fernandes e ampliou com Enya Pires (+70kg) forçando três punições a Gabriela Silva.  

Felipe Silva (+90kg) marcou o terceiro ponto com ippon em luta cheia de reviravoltas contra André Kramer, mas Ana Pradella (57kg) evitou o zero no placar de Santa Catarina com vitória nas punições sobre Beatriz Anjos.  

O ponto decisivo ficou para Claiton Faria (73kg), que conseguiu um ipponzaço sobre Wesley Niels e garantiu a medalha gaúcha.  

BRONZE: São Paulo 4 a 1 Mato Grosso do Sul  

Na segunda disputa de bronze, Gabriel Freitas (90kg) conseguiu ippon sobre José Demarco para colocar São Paulo em vantagem. Luana Oliveira (+70kg) ampliou com vitória por ippon sobre Ana Spessoto e Pedro Alvarenga (+90kg) buscou um ippon sobre Breno Duarte para deixar os paulistas a um ponto da medalha.  

Mas, Júlia Henriques (57kg) acabou levando hansokumake e o Mato Grosso do Sul descontou com Maria Chimenes.  

Mas, Vinícius Ardina (73kg) veio para o 5º combate decidido a garantir a medalha de São Paulo e finalizou Elias Neto com um estrangulamento para marcar o quarto ponto e decretar a vitória de São Paulo.

O Campeonato Brasileiro Sub-21 de judô foi realizado pela CBJ em parceria com a Federação Baiana de Judô e com suporte do Governo do Estado da Bahia por meio da Sudesb, e do Governo Federal por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte.

A próxima competição nacional de judô será o Campeonato Brasileiro de Veteranos e Kata, nos dias 18, 19 e 20 de agosto, em Pindamonhangaba (SP). 

Resultados - Campeonato Brasileiro Sub-21 por Equipes Mistas

1ª rodada

Santa Catarina 4 X 2 Minas Gerais

Pará 4 X 3 Amazonas

Oitavas-de-final

Mato Grosso do Sul 4 X 0 Mato Grosso

Paraná 4 X 2 Distrito Federal

Pernambuco 1 x 4 Rio Grande do Norte

São Paulo 4 x 1 Sergipe 

Rio de Janeiro 4 x 2 Espírito Santo 

Rio Grande do Sul 4 x 0 Bahia 

Pará 4 x 2 Goiás 

Santa Catarina 4 x 2 Amapá 

Quartas-de-final 

Mato Grosso do Sul 3 x 4 Paraná 

Santa Catarina 4 x 1 Rio Grande do Norte

São Paulo 4 x 0 Pará

Rio de Janeiro 4 x 2 Rio Grande do Sul 

Repescagem

Mato Grosso do Sul 4 x 0 Rio Grande do Norte 

Rio Grande do Sul 4 x 0 Pará

Semifinal

Paraná 4 x 0 Santa Catarina

Rio de Janeiro 4 x 1 São Paulo 

Bronzes

Rio Grande do Sul 4 x 1 Santa Catarina

São Paulo 4 x 1 Mato Grosso do Sul 

Final 

Rio de Janeiro 4 x 1 Paraná 

 

+RESULTADOS COMPLETOS

Por: Assessoria de Imprensa da CBJ


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada