quinta-feira, 25 de maio de 2023

Valinhos inaugura Centro de Artes Marciais "Bartolomeu Ramos de Andrade"


Nesta quinta-feira, 25 de maio de 2023, a Prefeitura de Valinhos, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, entregou para os munícipes o Centro de Artes Marciais "Bartolomeu Ramos de Andrade" e o Centro de Referência e Desenvolvimento de Força.

Filhos e netos de Bartô

Contando com a presença da Prefeita Lucimara Godoy (PSD) e autoridades, e também dos familiares do saudoso professor Bartolomeu Ramos de Andrade, os filhos Marcelo, Marcio e Luciana e os netos Lucas, Gabriele, Julia, Rafael e Caio.

Prefeita Capitã Lucimara

A prefeita destacou a importância da entrega destes dois equipamentos públicos e o quanto foi esperado para a conclusão das obras.

"A Prefeitura de Valinhos sente-se honrada em reconhecer e homenagear o Sensei Bartolomeu e, para manter a sua memória sempre viva no judô valinhense, nomeou este prédio público para que mais pessoas conheçam esse esporte que o nosso querido Bartô tanto defendeu", disse a Prefeita Lucimara.

Secretário da SEL José Felipe Goulart Zani 

A Prefeita Lucimar também citou e agradeceu o trabalho e empenho realizado pela Secretaria de Esportes e Lazer, através do Secretário José Felipe Goulart Zani e sua equipe.

Bartolomeu Ramos de Andrade


Nascido em Passos, Minas Gerais, em 17 de março de 1940, mudou-se com sua família para Campinas em 1952, então com 12 anos. Em 1953, aos 13 anos, teve seu primeiro contato com o judô, iniciando seu aprendizado com o professor Motoyuke Murayama, no Clube Atlético, então situada na rua Ferreira Penteado, em Campinas.

Ainda em Campinas, formou-se em Técnico em Segurança do trabalho e enfermeiro. Trabalhou em farmácia, pronto socorro e na Casa da Saúde. Casou-se com dona Sebastiana Arantes de Andrade e em 1967, recebeu um convite para trabalhar na Gessy Lever (atual Unilever), como enfermeiro, e então, mudou-se para Valinhos com dona Sebastiana e o filho primogênito Marcelo, com três meses de idade. Mas sempre continuou a treinar judô com o professor Murayama.

O primeiro local onde montou seu dojô foi no Clube Atlético Valinhense, em 1970, num galpão que ficava atrás do campo de futebol. O clube não fica mais lá, mudou-se para outro endereço. Hoje, é a rodoviária de Valinhos, cuja lembrança do clube está na arquibancada do campo que permanece no local. 

Do Valinhense, mudou-se para o antigo Valinhos Clube e posteriormente para o Sindicato dos Químicos, na sobreloja da antiga sapataria Borin, na esquina da rua Sete de Setembro com a rua Antonio Carlos. 

Em 1976 mudou definitivamente para o Centro Social Gessy Lever, na rua Campos Sales e lá permaneceu até 1984, quando então foi trabalhar na Eletrometal e então encerrou as atividades com o judô. Mas nunca deixou de acompanhar a evolução da modalidade.

Bartô faleceu em 23 de janeiro de 2011, aos 70 anos, e agora seu nome estará escrito nos anais da prática esportiva das lutas no município para sempre.

Como foi dito na homenagem desta quinta-feira, "O município perdeu um cidadão, a história ganhou uma lenda!"


Por: Boletim OSOTOGARI



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada