domingo, 7 de maio de 2023

Amanda Lima vence três lutas e termina em sétimo lugar no Mundial de Doha


A peso ligeiro Amanda Lima (48kg) foi responsável pelo melhor desempenho do Brasil no primeiro dia do Campeonato Mundial de Judô, que começou neste domingo, 07, em Doha, no Catar. Com boa campanha em seu segundo Mundial, a brasileira venceu três combates nas preliminares, mas caiu nas quartas-de-final e na repescagem pelo bronze, terminando em sétimo lugar. Foi seu melhor resultado em Mundiais.  

“Eu estou feliz, mas não estou satisfeita, porque quero estar sempre no pódio, buscando cada vez mais. E eu sei que eu tenho condições, sou capaz de subir no pódio. Estou ansiosa para pontuar cada vez mais no ranking olímpico, porque eu quero muito essa vaga”, projetou a Amanda que, com o 7º lugar no Mundial, somará mais 520 pontos no ranking entrando na zona de ranqueamento para Paris 2024.  

Na primeira rodada em Doha, ela venceu Jacqueline Solis, da Guatemala, por ippon, marcando um waza-ari e imobilizando a adversária no chão por mais dez segundos. Na rodada seguinte, Amanda venceu uma das cabeças-de-chave do Mundial, a portuguesa Catharina Costa, por waza-ari. Nas oitavas, a brasileira protagonizou um dos ippon mais bonitos do dia, projetando a mongol Narantsetseg Ganbaatar para avançar às quartas-de-final. 

Nessa fase, ela encarou a francesa Blandine Pont e sofreu com o rigor da arbitragem levando duas punições em menos de trinta segundos de luta por cortar ou evitar a pegada da adversária. Pressionada, Amanda tentou impor maior volume de ataques, mas acabou cometendo um falso ataque na visão do árbitro e foi punida pela terceira e última vez.  

Para seguir na disputa pelo bronze, a brasileira precisaria passar pela repescagem com a italiana Assunta Scutto, medalhista de bronze no último mundial. Mas, a italiana surpreendeu a brasileira com duas entradas baixas e marcou dois waza-ari para vencer o combate.  

Na mesma categoria, o Brasil teve a estreante Natasha Ferreira, que abriu o Mundial, fazendo a primeira luta do dia na ABHA Arena. Na ansiedade da estreia, sofreu um waza-ari no início do combate com a tcheca Tereza Bodnarova, mas conseguiu buscar o empate e levou a decisão para o Golden score. Quem fizesse o ponto primeiro venceria a luta e, infelizmente, a tcheca conseguiu derrubar a brasileira, marcando seu segundo waza-ari e seguindo à próxima rodada.  

“A sensação de pisar num tatame de Campeonato Mundial é única. Essa foi minha primeira experiência e eu espero ter várias ainda. E minha estreia não foi muito boa, eu acabei perdendo a luta. Mas, acho que foi muito importante para eu entender várias coisas, questões de respiração, controlar a ansiedade, estar conectada ali com a minha técnica que foi a Sarah Menezes, campeã olímpica na minha categoria. Conversamos muito antes e depois da luta. Foi uma estreia que acabei perdendo, mas tive muitos ganhos e aprendizados”, avaliou Natasha.  

O Mundial de Judô continua nesta segunda-feira, 08, e o Brasil terá apenas um representante no tatame. Willian Lima (66kg), em sua segunda participação em mundiais sênior, vai em busca da primeira medalha do país em Doha. Ele enfrentaria Ramazan Kodzhakov, do Bahrein, mas ele falhou na pesagem e foi cortado da competição.  

Assim, Willian folgará na primeira rodada e estreará na segunda rodada contra o vencedor de Buncic (SRB) x Emomali (TKM).  

As preliminares na segunda-feira começarão às 4h30 e as finais serão a partir das 12h, no horário de Brasília. O Canal Olímpico do Brasil e o judo.tv transmitem as preliminares. O SporTV e a Cazé TV (youtube) transmitem as finais. 

Por: Assessoria de Imprensa da CBJ


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada