sábado, 27 de maio de 2023

Léo Gonçalves é campeão e Brasil fecha Grand Prix da Áustria com três medalhas


Depois de bater na trave dois dias seguidos, o judô brasileiro, finalmente, subiu ao pódio do Grand Prix Upper Áustria, neste sábado, 27, último dia do evento. O meio-pesado Leonardo Gonçalves (100kg) teve campanha perfeita e faturou o ouro com cinco vitórias por ippon, enquanto Marcelo Gomes (90kg) e Giovanna Santos (+78kg) fizeram dobradinha de bronze. Com as três medalhas, o quinto de Natasha Ferreira (48kg) e os sétimos de Yasmim Lima (52kg) e Gabriella Mantena (63kg), o Brasil ficou em sétimo lugar no quadro geral de medalhas da competição.  

As etapas de Grand Prix valem até 700 pontos no ranking mundial IJF e ficam em quarto lugar na hierarquia do Circuito atrás do Mundial, World Masters e Grand Slam. São, portanto, competições de nível técnico intermediário e oferecem uma ótima oportunidade para jovens atletas. Por isso, o Brasil levou para a Áustria equipe, majoritariamente, jovem, buscando dar maior rodagem para que consigam performar, futuramente, em etapas de nível mais alto.  

Léo volta ao pódio 

O meio-pesado Léo Gonçalves, de 27 anos, era um dos mais experientes da equipe e soube aproveitar bem a oportunidade para faturar importantes pontos na corrida rumo à Paris.  

Para chegar à final, ele venceu quatro lutas por ippon. Primeiro, bateu o cazaque Bekarys Saduakas. Nas oitavas, superou o tcheco Martin Bezdek e, nas quartas-de-final, ganhou do dinamarquês Mathias Madsen. A semifinal foi contra o britânico Rhys Thompson e o brasileiro venceu com ippon relâmpago em 19 segundos.  

Na decisão, Leonardo encarou o alemão Louis Mai, que teve na cadeira, como técnico, o campeão mundial brasileiro Luciano Corrêa, hoje treinador na Alemanha. Confiante, Léo partiu para o ataque e encaixou um ipponzaço para ficar com o ouro do Grand Prix, sua segunda medalha na temporada 2023. Ele foi bronze em Tel Aviv também.   

Marcelo se recupera 

Já Marcelo Gomes, de 22 anos, estreou com vitória por ippon sobre o alemão Martin Matjas e despachou o italiano Nicholas Mungai, nas oitavas. Nas quartas, o brasileiro parou no waza-ari do húngaro Krisztian Toth, cabeça-de-chave número um do torneio, e foi à repescagem, onde venceu o Georgiano Bakar Erashvili com autoridade por dois waza-ari.  

Na disputa pelo bronze, ele venceu por ippon o britânico Jamal Petgrave, algoz de outro brasileiro na chave do 90kg, Giovani Ferreira “Pezão”. Foi o melhor resultado de Marcelo no Circuito desde o sétimo lugar no Mundial de Tashkent, em 2022. 

Os pontos dos dois devem ajudá-los a entrar na zona de classificação para o World Masters de Budapeste, que será em agosto, e reúne apenas os 36 melhores ranqueados de cada peso. Léo era o 35º e Marcelo o 39º até o GP da Áustria. 

Giovanna conquista primeira medalha no Circuito 

No feminino, o Brasil foi representado por Giovana Santos (+78kg) nas disputas por medalhas. Sua caminhada na Áustria começou com vitória sobre a neozelandesa Sydnee Andrews por dois Waza-ari. 

Em seguida, nas quartas, ela caiu para holandesa Karen Stevenson (ippon) e teve de buscar a recuperação contra a austríaca Maria Hoelwart, projetando e imobilizando a adversária até o ippon para vencer a repescagem e seguir à luta pelo bronze.  

No último combate, Gigi encarou a bósnia Larisa Ceric e não deu espaço para a adversária, acertando uma queda no primeiro minuto de combate que lhe rendeu um waza-ari. Giovanna administrou a vantagem e comemorou sua primeira medalha no Circuito Mundial aos 22 anos. Ela era 65ª no ranking mundial e, com esses pontos, deve subir para a casa das top 50. 

Outros três brasileiros lutaram neste sábado, 27. Giovani Ferreira (90kg) venceu Aslan Papoyan (AUT) e caiu para Jamal Petgrave (GBR), nas oitavas. João Cesarino (+100kg) bateu Bubacar Mane (GBS) e parou em Richard Sipocz (HUN), também nas oitavas. Beatriz Freitas (78kg) superou Una Dolgilevica (LAT) e caiu para Yelyzaveta Lytvynenko (UKR), nas oitavas. 

Por: Assessoria de Imprensa da CBJ


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada