segunda-feira, 16 de janeiro de 2023

Primeiro dia de Seletiva define classificados nas categorias masculinas


O judô brasileiro iniciou 2023 com mais uma seletiva para a equipe principal. Um mês após a etapa que aconteceu em Porto Alegre, a CBJ deu mais uma oportunidade para os atletas lutarem por uma vaga na seleção neste ano e brigarem pela classificação para o Mundial de Doha, que acontecerá em maio, no Catar.  

RESULTADOS

Súmulas 1ª fase 

Súmulas 2ª fase (final) 

A terceira etapa da Seletiva Nacional de Judô - Projeto Paris 2024 começou nesta segunda-feira, 16, no ginásio do SESI de Vila Leopoldina, em São Paulo. O primeiro dia definiu as categorias masculinas com direito a muitas novidades chegando à seleção.  

A começar pelo peso ligeiro (60kg), que teve como campeão inédito Matheus Takaki, da Sogipa. O clube gaúcho foi o que classificou mais atletas. Ao lado de Takaki, entraram também Gabriel Genro (66kg) e Leonardo Gonçalves (100kg), que retorna à seleção. 

O Esporte Clube Pinheiros conseguiu mais duas vagas com Eduardo Yudy Santos (81kg) e Giovani Ferreira (90kg), ambos fazendo dobradinha com a segunda e terceira etapas.  

O clube anfitrião, por sua vez, pôde comemorar a vitória de Michael Marcelino no peso Leve (73kg).  

João Cesarino, do Instituto Reação, voltou a dominar a categoria Pesado (+100kg) e também repetiu o desempenho da última etapa, mesmo não estando em sua melhor forma, como revelou. Ele se prepara para lutar o Grand Prix de Portugal e o Grand Slam de Paris nas próximas semanas.  

“Eu venho trabalhando muito, só descansei nos dias do Natal e do Ano Novo. O resto continuei treinando, fisicamente, principalmente. E essa competição eu botei na minha periodização como um treino para Portugal e Paris, que eu vou. Mesmo sem estar 100% eu tinha que tentar ganhar aqui, porque eu garantiria mais uma viagem ou duas. E isso a longo prazo, se eu fizer oito competições a chance de eu trazer medalha é grande”, planeja. 

Novo processo  

A divisão da seletiva em duas etapas foi uma das novidades trazidas pela nova gerência de Alto Rendimento visando dar mais oportunidades de entrada na seleção, não dependendo de um resultado único para o ano inteiro.  

Assim, ficou decidido que os campeões e campeãs da seletiva de dezembro poderiam ser convocados para uma das competições na primeira “pernada” europeia do Circuito Mundial IJF, que contará com o Grand Prix de Portugal, o Grand Slam de Paris e o Open da Bratislava.  

Já aqueles classificados pela seletiva de janeiro poderão entrar em uma das etapas da segunda rodada de competições na Europa, que contempla o Grand Slam de Tel Aviv e o de Tashkent. À medida que forem apresentando resultados positivos, esses atletas poderão receber novas oportunidades de convocação e, assim, somar pontos no ranking mundial.  

Já os integrantes fixos da seleção que foram dispensados das seletivas serão contemplados com essas etapas de acordo com seu planejamento individual.  

Para estimular ainda mais o bom desempenho, a comissão técnica estabeleceu ainda que os judocas que conquistarem duas ou mais medalhas estarão automaticamente garantidos no Mundial. A última competição classificatória será o Grand Slam de Antalya, na Turquia, nos dias 31 de março, 01 e 02 de abril. 

Seletiva continua na terça, 17, para mulheres

A competição continua nesta terça-feira, 17, para as categorias femininas seguindo o mesmo formato da masculina. As disputas começam a partir das 9h (Brasília), com entrada gratuita ao ginásio. 

Foto: Anderson Neves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada