domingo, 22 de janeiro de 2023

Feliz Ano Novo Chinês


Com o Ano Novo Chinês chegando, veio uma aula especial de treinamento que ocorreu na China. A ex-atleta olímpica, Li Shufang, ainda está muito envolvida com o judô e usa seu judogi regularmente, trabalhando com crianças para transferir sua paixão pelo esporte. Com uma medalha de prata nos Jogos Olímpicos de 2000 em Sydney, ela também competiu em 2004 em Atenas.


A sessão especial de judô foi a última aula de treinamento do ano chinês. "Organizamos um evento especial de amizade. Durante o dia, as crianças receberam prêmios e presentes", explicou Li Shufang, antes de acrescentar: "Ficamos no tatame para dizer adeus ao ano velho e dar as boas-vindas ao novo e desejamos às crianças de todo o mundo sucesso em seus estudos, crescimento saudável e judô feliz". 

Li Shufang então explicou: "Na China, a maioria dos pais não tem uma compreensão profunda do judô e não tem conhecimento suficiente dos valores do judô. Esperamos que mais pessoas possam ter uma compreensão correta do judô no futuro. Para isso, precisamos divulgar melhor quem somos e o que fazemos em nossos dojos. O judô não é apenas sobre competição, mas mais sobre obter felicidade com ela. Muitas pessoas ignoram o significado educacional mais amplo desse movimento. Remodelar e comercializar o judô não é uma tarefa fácil", mas pode-se dizer que o que Li Shufang está fazendo é ajudar a aumentar a conscientização sobre o que o judô pode trazer para a sociedade.


O objetivo é que, independentemente das habilidades existentes ou origem social, as crianças devem ser ensinadas os verdadeiros valores do esporte. "Reinventamos tudo e vamos estabelecer um novo modelo de clube, onde a parte mais importante é a diversão. Algumas crianças querem treinar loucamente, mas a maioria das crianças não", disse Li Shufang. 

"Acreditamos firmemente que o judô foi criado como uma ferramenta para cultivar pessoas melhores para a sociedade. Seguimos esta ideia para difundir e promover os nossos valores. Acreditamos que o verdadeiro valor das competições de judô e medalhas internacionais está no desenvolvimento físico, psicológico e moral das pessoas. Isso significa que todos desempenharão um papel importante no judô, desde que se concentrem no autodesenvolvimento, independentemente de terem talento no judô. Desta forma, eles podem ganhar uma saúde melhor, dominar novas habilidades psicológicas, como definição de metas e tomada de decisões, e se tornar pessoas úteis para a sociedade.


Através da orientação de treinamento fornecida pela Federação Internacional de Judô e com inspiração vinda de todo o mundo, Li Shufang estabeleceu seu próprio currículo. "Nossa visão é trabalhar para que todas as crianças tenham a oportunidade de participar de cursos de judô em nossas escolas. Queremos levá-los ao tatame. Sob as iniciativas do IJF, nos esforçamos para ajudar as crianças a estabelecer os valores fundamentais do judô: amizade, honra, respeito, modéstia, cortesia, coragem, autocontrole, sinceridade e também diversão. Isso contribuirá para o desenvolvimento do judô no mundo e esperamos melhorar nossa sociedade e promover a equidade, a excelência e a justiça. Esperamos educar as crianças através do judô e seus valores e construir uma sociedade melhor".


Li Shufang e seus amigos esperam compartilhar suas histórias e ideias amplamente porque esperam espalhar os valores do judô através da promoção do esporte para educar as crianças e construir uma sociedade melhor. Não há dúvida de que eles terão sucesso. Enquanto isso, feliz ano novo!

Por: Nicolas Messner - Federação Internacional de Judô

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada