sábado, 7 de janeiro de 2023

María Martínez Murciego torna-se a primeira mulher peruana a chegar ao 7º Dan

Maria com a campeã olímpica de 1992 Miriam Blasco (ESP) e a campeã mundial de 1993 Nicola Fairbrother (GBR)


Em dezembro, há apenas um mês, a Real Federação Espanhola de Judô e Esportes Associados (RFEJYDA) realizou um jantar de gala muito especial para celebrar algumas das muitas conquistas de seus atletas, organizadores e amigos próximos.

Em um momento histórico para o judô peruano, a presidente da Federação Peruana de Judô, María Martínez Murciego, foi aplaudida ao apresentar seu 7º dan. Nascida na Espanha, mas cidadã peruana durante a maior parte de sua vida, ela foi a treinadora nacional do Peru até os Jogos Olímpicos e, enquanto agora lidera a federação, ela também é a CEO do Comitê Olímpico Peruano. 

O Peru teve uma série de notas altas ao longo de sua história, mas esta é a primeira vez que uma mulher foi promovida ao 7º dan e é um marco importante para as mulheres no judô no Peru, para ser mostrado que com trabalho e perseverança é possível empurrar o teto e participar de um campo de jogo uniforme. Isso, portanto, não é apenas uma nota, mas um comentário social, uma demonstração de possibilidade. 

Na Gala VIP Sports Awards 2022, realizada no auditório do Pavilhão Alfredo Goyeneche do Comitê Olímpico Espanhol, Maria estava cercada de amigos, estrelas do passado e do presente do judô e o calor com que recebeu sua nota é testemunho da alta estima em que é mantida por todos. 

Maria disse: "Estou muito grata ao Sr. Juan Carlos Barcos e à Federação Espanhola por esta promoção ao sétimo dan, porque foi mais do que uma demonstração de conhecimento e mérito. Para poder subir devemos fazer exames todos os dias, ser um exemplo dentro e fora do tatame e, acima de tudo, dar a vida pelo judô. Este prêmio não é apenas meu, é também da minha família, da minha federação e do meu treinador, José Antonio Terán, que incutiu em mim o valor do aprendizado contínuo. Nesse sentido, reafirmo a todo o Peru que continuarei a me esforçar para levar o judô peruano adiante, com a gente fazendo esse trabalho juntos".





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada