domingo, 22 de janeiro de 2023

Koshukai: o Judô para além do Esporte


O fato de a IJF (International Judo Federation) contar com mais de 200 países-membros é apenas um indicativo de como, pelo menos desde 1964, quando foi incluído no programa dos Jogos Olímpicos de Tóquio, o Judô vem se consolidando como um dos esportes mais difundidos em todo o planeta. Entretanto, para além dos torneios, rankings, categorias, tatames de vinil, placares eletrônicos e transmissões ao vivo via internet, o Judô segue sendo um terreno fértil para o compartilhamento de conhecimentos e tradições. Um exemplo concreto desta fertilidade ocorreu nos dias 14 e 15 de janeiro, em Macaé, com a realização de mais uma edição do Koshukai, organizado pelo sensei Shiro Matsuda, que lembrou as motivações que o levaram a criar o evento:

“Okano Shuhei, sensei em São Paulo, era uma grande referência minha. Em um dos nossos últimos encontros ele me apresentou o sensei Hatiro Ogawa, um grande homem cuja família é um marco na introdução do Judô no Brasil. Posso dizer que foi um dos maiores presentes que ganhei na vida. O sensei Hatiro Ogawa, além de ter grande conhecimento e ser um ícone do Judô nacional, é uma pessoa carismática que conquista a amizade e o apreço de todos por onde ele passa. Fizemos uma grande amizade e ele nos incentiva muito a passar conhecimento de linguagem japonesa, buscando facilitar e aumentar a compreensão de todos do que seria verdadeiramente o Judô na íntegra”, começou o sensei Matsuda, que prosseguiu detalhando o nascimento do Koshukai:

“Desde 2018, o sensei Ogawa visita nosso dojo em janeiro, trazendo muitos ensinamentos, trocas de conhecimento e alegrias. Ele nos renova e alimenta, nos incentivando muito a compartilhar com mais pessoas esses conhecimentos. Cada vez que o convidamos para esse encontro ele reforça a importância de entender mais sobre a ligação do Kanji original com as técnicas que eles nomeiam. Foi então que resolvemos expandir esse convite para outros professores que desejassem aprender e crescer uns com os outros, pois todo conhecimento é uma troca”, concluiu o sensei Matsuda.

A edição de 2023 do Koshukai contou com mais de 10h de atividades teóricas e práticas, contemplando temas como fundamentos básicos, pedagogia e abordagens de ensino para o público infantil e linguagem técnica do Judô, tudo permeado por tradições e elementos da cultura japonesa. Até por isso, o sensei Marco Aurelio da Gama e Silva, Presidente da Comissão Estadual de Graus da FJERJ, definiu o evento como uma imersão na cultura japonesa: “O sensei Matsuda, pela sua humildade, nunca diz o tamanho de sua importância, mas ele é de muita relevância não só para a difusão do Judô, notadamente na região norte fluminense do Rio de Janeiro, mas da cultura japonesa. Diria que ele é um embaixador da cultura japonesa no Brasil”.

Além da celebrada presença do sensei Hatiro Ogawa, o evento recebeu praticantes oriundos de outras cidades do Rio de Janeiro, como Rio das Ostras, São Pedro da Aldeia, São Gonçalo e Petrópolis, além de Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo. Entre os convidados, o sensei Shiro Matsuda destacou a presença do sensei Jucinei Costa, presidente da FJERJ: “Foi fundamental e importantíssima a presença do nosso presidente Jucinei Costa ao Koshukai, pois aproxima a FJERJ de núcleos do interior distantes como o nosso. As pessoas puderam tirar inúmeras dúvidas diretamente com o dirigente máximo de nossa federação e todos gostaram muito de tê-lo por aqui”.

A participação do sensei Jucinei Costa também foi exaltada pelo Coordenador do Núcleo Regional Costa do Sol (8°Região) da FJERJ, o sensei Marco Alberto de Souza, que era só elogios ao evento em Macaé: “O Koshukai, capitaneado pelo sensei Shiro Matsuda, juntamente com o sensei Hatiro Ogawa, foi de extrema importância para o crescimento e desenvolvimento técnico da comunidade do Judô não só da nossa região, mas também de outras regiões que marcaram presença neste grandioso evento e que puderam desfrutar de todos os ensinamentos. Foi um evento inesquecível, proveitoso e edificante, que deu a oportunidade a muitos atletas e professores de diferentes idades e lugares de conhecerem um pouco mais sobre os fundamentos que norteiam o Judô, com verdadeiros expoentes da nossa modalidade. A presença do nosso presidente da FJERJ, sensei Jucinei Costa, abrilhantou o evento, dando notoriedade àquilo que foi preparado com tanto carinho”.

Mesmo o mês de janeiro sendo um período do ano muito exigente para a função de presidente da FJERJ, o sensei Jucinei Costa fez questão de privilegiar o Koshukai e não escondeu a satisfação pela forma como foi recebido:

“Não tenho palavras para agradecer o respeito com o qual fui tratado por todos os presentes ao evento, nem para demonstrar o orgulho que senti pela experiência vivida ao lado de mestres tão proeminentes como os senseis Shiro Matsuda e Hatiro Ogawa. Sabemos que o Judô está entre os esportes que apresentam uma estrutura de competições ampla, difundida e moderna, e a FJERJ não poupa esforços para organizar um calendário adequado a esta estrutura. Mas sabemos também que o Judô ultrapassa o que se vê nas competições, de modo que eventos como o Koshukai são essenciais para que os conhecimentos e tradições do Judô sigam sendo compartilhados e renovados. Por isso, a Federação reverencia o sensei Shiro Matsuda e a sua iniciativa”.

Separando o termo Koshukai para traduzi-lo, tem-se que “Ko” é ensinar, “Shu” é aprender, e “Kai” é grande encontro, ou seja, Koshukai significaria um grande encontro para ensinar e aprender. Porém, talvez a melhor definição de Koshukai venha da sabedoria do próprio sensei Shiro Matsuda: “Aqueles que estão dando aulas de Judô devem sempre oferecer total segurança aos praticantes e grande qualidade de ensino técnico, de filosofias e de cultura. O Judô é muito mais que um esporte, ele é permeado de filosofia. Uma ferramenta de lapidação do ser humano”.

Por:  Diano Massarani - Time Judô Rio    Foto: Ju Borba



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada