quinta-feira, 5 de janeiro de 2023

Calendário 2023 - Seletiva em janeiro, Mundial em maio, Jogos Pan-Americanos e muito mais


O ano de 2023 reserva muitos desafios para o judô brasileiro e um cardápio recheado de eventos para o fã da modalidade com mais de 40 compromissos, entre etapas nacionais e internacionais. 

Mais do que a chegada de uma nova temporada e de novas metas, o ano carrega consigo a contagem regressiva para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 e se torna mais do que essencial para a corrida classificatória.  

Confira os destaques do ano e programe-se: 

Seletiva Nacional dá o hajime em janeiro

A primeira competição do ano já tem data e local definidos. Seguindo a reformulação que ganhou na temporada passada, a terceira etapa da Seletiva Nacional de Judô acontece nos dias 16 e 17 de janeiro, no SESI Leopoldina, em São Paulo, e marca a continuidade do processo de formação da Seleção Brasileira de Judô. A expectativa é que cerca de 200 atletas participem do evento. 

Campeonato Mundial Sênior em maio 

Apenas sete meses após o Mundial do Uzbequistão, os melhores judocas do mundo se reencontrarão em maio, na cidade de Doha, no Catar, para a edição 2023 do Campeonato Mundial Sênior. A principal competição do ano para o judô acontecerá no período de 07 e 14 de maio e vai distribui até 2000 pontos no ranking mundial, classificatório para Paris.  

O Mundial em maio é algo totalmente atípico no calendário da IJF, assim como foi o de 2022, em outubro. Normalmente, a competição acontecia em agosto. 

Mas, com o Circuito Mundial cada vez mais extenso, acomodar o Mundial tem sido um grande desafio para Federação Internacional. Em 2023, o tour contará com DEZ etapas de Grand Slam (Paris, Tel Aviv, Tashkent, Tbilisi, Antalya, Ulaanbaatar, Budapeste, Baku, Abu Dhabi e Tóquio), duas de Grand Prix (Almada e Zagreb) e o World Masters da Hungria, que foi para agosto, assim como o evento-teste do judô, que será em Paris, nos dias 29 e 30.  

Além disso, a cidade de Calgary, no Canadá, receberá o Campeonato Pan-Americano nos dias 15, 16 e 17 de setembro.  

Para fechar a lista, o Rio de Janeiro volta a receber uma competição internacional da modalidade depois de seis anos. A etapa brasileira do Open Pan-Americano acontecerá dos dias 12 a 21 de junho, englobando as classes Sub-18, Sub-21 e Sênior, e poderá receber atletas de todo o mundo. 

É ano de Jogos Pan-Americanos! 

Realizada de quatro em quatro anos, a maior competição poliesportiva das Américas terá como sede, em 2023, Santiago, capital do Chile. O evento terá início no dia 20 de outubro, mas as disputas do judô acontecerão no período de 28 a 31.  

Na última edição, em Lima 2019, o judô brasileiro conquistou dez medalhas (05 ouros, 01 prata e 04 bronzes) e ajudou o Time Brasil a atingir a segunda colocação no quadro geral de medalhas, atrás apenas dos Estados Unidos. 

Investimento nas categorias de base 

O primeiro compromisso das Seleções Brasileiras de Transição é no início de março, no Estágio Internacional de Zagreb, na Croácia. A competição integra um programa de seis etapas internacionais voltadas para as categorias de base do judô, mesclando competições e treinamentos de campo. 

Além de oferecer rodagem e experiência internacionais aos judocas em formação, os Estágios Internacionais servem como preparação para os Campeonatos Mundiais de base, que acontecem de 23 a 27 de agosto, em Zagreb (Croácia), para o Sub-18, e de 04 a 08 de outubro, em Coimbra (Portugal), para o Sub-21. 

Mais dezoito competições nacionais 

Ao longo do ano, 12 cidades do Brasil vão receber 18 competições nacionais que englobam seis classes de idade, indo desde o Sub-13 até Veteranos. 

Serão três Seletivas Nacionais, cinco Campeonatos Brasileiros e cinco Campeonatos Brasileiros Regionais, além do Meeting Sub-21 e Sub-18, Taça Brasil Sub-21, Aberto Nacional, Troféu Brasil e Grand Prix Nacional. O tradicional Encontro Nacional de Kodanshas também está confirmado para junho.

Em 2022, a Confederação Brasileira de Judô atingiu número recorde de participantes em competições nacionais: foram mais de dez mil atletas, 200 clubes e 26 federações de todo o país. A expectativa é que neste ano o número siga regular e até mesmo aumente. 

+CONFIRA O CALENDÁRIO 2023 COMPLETO

Por: Assessoria de Imprensa da CBJ


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada