"Paz, amizade e unidade." Nestes tempos, eles podem parecer palavras brandas, mas para nós não são. Essas foram as palavras do presidente da Federação Internacional de Judô, Marius L Vizer, na cerimônia de abertura do Grand Slam Hungria 2022, porque as palavras são uma coisa e qualquer um pode fazer isso, enquanto os fatos são outra coisa muito diferente.
A cerimônia começou com um minuto de silêncio emocionado e sincero em memória do ex-primeiro-ministro japonês Shinzo Abe, assassinado na sexta-feira e sempre um bom amigo da família do judô. Vizer tomou a palavra para lembrar que o mundo precisa dos valores do judô, tão simples quanto sólidos, e um pouco batidos nos últimos tempos.
O Presidente Vizer fez seu discurso com a prova do que ele estava dizendo sob seus olhos. 800 crianças, trezentos delas da Ucrânia e resgatadas das garras do horror pela federação internacional, graças ao imenso apoio da Associação Húngara de Judô e do governo húngaro, participaram da cerimônia. Esses são os fatos. Parecia uma sessão das Nações Unidas, com a notável diferença de que os pacificadores usam capacetes azuis e estão armados de qualquer maneira. Usamos judogi, é nossa língua e lutamos no tatame e não fora, cumprimentando uns aos outros antes de lutar e apertar as mãos depois. Esses são os fatos.
Houve momentos de bondade e esperança que terminaram com outro tributo a um homem de paz. Marius L Vizer, mas também Laszlo Toth, presidente da Associação Húngara de Judô e da União Europeia de Judô, bem como o Ministro da Defesa húngaro, H.E. Kristof Szalay-Bobrovniczky, presenteou H.E. Pal Schmitt, ex-presidente da Hungria e membro do Comitê Olímpico Internacional, com um diploma credenciando-o como o novo embaixador da Federação Internacional de Judô.
Em pouco mais de meia hora, o judô reuniu o passado, o presente e o futuro como uma continuação de um projeto de vida chamado harmonia, educação e paz, ou judô, se preferir.
Por: Pedro Lasuen - Federação Internacional de Judô
Fotos: Gabriela Sabau
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!