sábado, 10 de março de 2012

Memória: Mestre João Gonçalves.

No dia 19 de fevereiro foi comemorado o dia do esportista. Na segunda feira, dia 20, segui minha rotina, partindo logo pela manhã para São Paulo para trabalhar. São 80 km de Valinhos até a capital paulista, rotina essa que faço há mais de vinte anos. Descendo na estação Sumaré do Metrô, por conta da restrição dos ônibus fretados circularem pelo centro expandido da cidade, ando duas estações para chegar ao meu local de trabalho na Avenida Paulista. Na saída da estação, costumo receber um exemplar do Metro News, um diário de distribuição gratuita.

Na edição do dia 20, havia uma pequena manchete na capa com uma chamada para uma matéria sobre uma pessoa que fez história como o atleta que mais defendeu o Brasil em Olimpíadas. “Peixinho invadiu piscina e fez história na natação” era a chamada da manchete, mas no subtítulo, um nome me pareceu familiar: João Gonçalves. Isso me motivou a ler a matéria na coluna Almanaque Brasil do diário paulista.

E estava certo, o Peixinho que a matéria se referia era mesmo o mestre kodansha João Gonçalves, do Esporte Clube Pinheiros, falecido em 2010. Em uma matéria de Natália Pesciotta, relembraram a história do professor Gonçalves, que defendeu o Brasil em sete Olimpíadas, todas em esportes aquáticos. Dessa matéria, relativamente curta, fez uma associação com outra matéria do professor Gonçalves publicada na revista Trip. E lá vou eu ler a matéria. Muito bom, mais uma justa homenagem e ele, que, como eles mesmos dizem na matéria, “Até o fim, em 2010, dava aulas e praticava esportes no clube Pinheiros, em São Paulo.”

E não queria apenas compartilhar os links, queria também contar essa curiosa e inesperada história, onde o acaso acabou chegando até mim uma pequena parte da história do professor Gonçalves, e óbvio, não poderia deixar de divulgar aqui no boletim OSOTOGARI.

Então, em ano de Olimpíada, e em homenagem à memória do mestre João Gonçalves, eu publico aqui os links para as duas matérias bibliográficas que me inspiraram a redigir este post.


Revista Trip: O Herói Oculto

Por: Everton Monteiro – Boletim OSOTOGARI
Foto: Vavá Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada