quarta-feira, 21 de março de 2012

Judoca de Praia Grande assegura vaga na seleção brasileira sub-20.

A judoca de Praia Grande (Secretarias de Juventude, Esporte e Lazer – Sejel – e Educação – Seduc) Tawany Gianelo da Silva, 16 anos, peso super ligeiro (40 a 44 kg), terminou em segundo lugar na seletiva nacional sub-20, torneio regido pela Confederação Brasileira (CBJ). O evento, finalizado no último domingo (18), ocorreu em Goiânia (GO).

Assim, ela assegurou vaga na seleção brasileira em 2012.

“Não fiquei satisfeita, mas também não fiquei triste. Dei o meu melhor dentro do tatame e nem sempre dá para ser campeã”, afirmou a judoca. “Durante muitos anos, venho me dedicando ao máximo nos treinos. Na vida de um atleta, há derrotas e vitórias e ainda há muito para acontecer ao longo do ano. Agradeço ao apoio dos meus pais, amigos, professores e Deus”.

Na seletiva, Tawany ficou atrás da judoca sul-matogrossense Larissa Farias. Em maio, a judoca de Praia Grande embarca com a seleção brasileira para treinar e competir (em etapas do Circuito Europeu) nas cidades de Kiev, na Ucrânia, e Lyon, na França. Em julho, ela repete a dose, dessa vez nos municípios de Cetniewo, na Polônia, e Praga, na República Tcheca.

Dados – Em fevereiro, Tawany realizou período de treinamentos com a seleção brasileira sub-20, em Paris, na França, no Institut National du Sport, de L´expertise et de la Performance, o Centro Francês de Alto Rendimento. Durante cinco dias, ela esteve no continente europeu, trabalhando ao lado de judocas alemães, franceses e japoneses.

Tawany tem uma verdadeira coleção de medalhas. Em 2011, na cidade de Kiev, na Ucrânia, a judoca de Praia Grande sagrou-se campeã mundial juvenil (16 e 17 anos), feito inédito na história do esporte local. Foi a única medalha de ouro do Brasil na competição.

Venceu o Torneio de Thuringia, na Alemanha (etapa do Circuito Europeu sub-17). Em novembro, em Mogi das Cruzes, a jovem atleta tornou-se a mais nova da história de Praia Grande a conquistar medalha de ouro nos Jogos Abertos do Interior, competição adulta. Em setembro, em Santiago, no Chile, sagrou-se campeã pan-americana.

Campeã regional, estadual do interior, da Copa São Paulo, paulista, dos Jogos Abertos da Juventude, dos Jogos Abertos do Interior, sul-brasileira, brasileira, sul-americana, pan-americana, de etapa do circuito europeu, mundial; e ainda, paulista, brasileira, sul-americana escolar e de diversos Torneios Regionais e Estaduais. Com o currículo completo, a judoca de Praia entrou para a história do judô e faz parte de um seleto grupo de judocas que conquistaram todos os títulos possíveis na categoria de base (até 18 anos).

Por Fabricio Tinêo, MTB: 37905

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada