quinta-feira, 19 de setembro de 2024

Prêmio Maria Lenk – Uma celebração dos 40 anos da prata olímpica de DOUGLAS VIEIRA no Judô


No dia 08 de agosto de 2024, a Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (EEFE/USP), no evento que celebrava seus 90 anos, homenageou com o Prêmio Maria Lenk um de seus mais ilustres ex-alunos, o grande Judoca DOUGLAS VIEIRA, primeiro finalista olímpico brasileiro na modalidade, grande momento para o esporte brasileiro que ocorreu em Los Angeles, no dia 09 de agosto de 1984, há exatos 40 anos. 

Esse êxito abriu as portas para a brilhante história olímpica do Judô brasileiro, através de um jovem atleta que teve sua trajetória construída em uma estrutura de preparação e treinamento muito diferente da que é encontrada hoje. 

Além da projeção como atleta de expressão, formou judocas de alto rendimento que também trouxeram medalhas olímpicas para o Judô brasileiro. 

A premiação da EEFE/USP une dois elos do esporte brasileiro que brilharam em Los Angeles, Maria Lenk, uma gigante da natação brasileira, primeira mulher sul-americana a competir em Jogos Olímpicos, em 1932, e Douglas Vieira, que consolidou definitivamente o Judô como uma modalidade esportiva olímpica de alto rendimento em nosso País, ao colocar o Brasil no pódio com sua medalha de prata, em 1984.

Muitas e muitos Judocas da sua geração, que puderam acompanhá-lo de perto nas competições durante as décadas de 1970 e 1980, foram impactadas/impactados pela sua vitoriosa participação nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, servindo de estímulo, não somente para alcançarem trajetórias esportivas de sucesso, mas também para consolidarem sólidas atividades profissionais fora do ambiente esportivo. 

Caro Douglas Sen-sei, muitíssimo obrigado por ter tido a oportunidade de acompanhar de perto sua trajetória no tatami nas décadas de 1970 (quando éramos crianças ou adolescentes) e 1980, bem como agora por poder atuar ao seu lado como um humilde colaborador no esforço de integrar a prática esportiva de alto rendimento com a ciência do esporte.

Espero que continue formando novas e novos judocas e que elas e eles alcancem sucesso na cidade onde foi prata olímpico, nas olimpíadas que ocorrerão em 2028. 

Estarei na torcida, tendo em mente o que Maria Lenk e Douglas Vieira brilhantemente realizaram em 1932 e 1984, respectivamente, em Los Angeles. 

Parabéns e obrigado Douglas Sen-sei!

Parabéns EEFE/USP pela justa homenagem e pelos seus 90 anos repletos de grandes contribuições ao Esporte brasileiro!

Na foto acima, à esquerda, o ilustre homenageado Douglas Vieira, à direita, seu humilde admirador de longa data Tito José Bonagamba.


Por: Tito José Bonagamba -  Bacharel, Mestre e Doutor em Física pelo Instituto de Física de São Carlos (IFSC) - Universidade de São Paulo (USP) e Judoca Faixa Preta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada