sábado, 17 de junho de 2023

Em campanha quase perfeita, Guilherme Schimidt fica com a prata no Grand Slam do Cazaquistão


O brasileiro Guilherme Schimidt (81kg) voltou ao pódio do Circuito Mundial de Judô, neste sábado, 17, ao conquistar a medalha de prata na categoria meio-médio masculina do Grand Slam do Cazaquistão. Após vencer três lutas por ippon, ele não encaixou o jogo com Somon Makhmadbekov, do Tadjiquistão, e sofreu três punições na final.  

Aos 22 anos, Schimidt soma agora duas medalhas de ouro e uma de prata em etapas de Grand Slam do Circuito da FIJ e se firma no Top 10 da categoria no ranking mundial, sendo o melhor brasileiro ranqueado no 81kg.  

Além disso, a prata em Astana quebra um jejum de quase um ano sem pódios. Em 2022, Schimidt explodiu com dois ouros seguidos nos Grand Slam da Antalya e Budapeste, vencendo os principais judocas da categoria, entre eles, os campeões mundiais Mathias Casse, Saeid Mollaei e Sagi Muki. O novato, então, passou de surpresa a favorito e vinha batendo na trave nas competições, sendo muito estudado pelos adversários.  

Neste Grand Slam, Schimidt recuperou o ritmo e atropelou o cazaque Aibol Nyssanali com dois waza-ari (ippon), na primeira luta. Em seguida, superou Jose Maria Mendiola Izquieta, da Espanha, nas quartas-de-final, por hansokumake (desclassificação).  

Na semifinal, encarou o georgiano Nugzari Tatalashvili, que hoje representa os Emirados Árabes Unidos, e, numa luta de reviravoltas com ippon de Schimidt retirado pela comissão de vídeo, o árabe acabou levando a pior nas punições (3-2) e o brasileiro foi à decisão.  

Na última luta, Makhmadbekov foi melhor que Schimidt na estratégia de pegadas e o brasileiro teve dificuldade para encaixar seus golpes, sofrendo três punições e ficando com a medalha de prata.  

No domingo, 18, o Brasil será representado por Rafael Macedo (90kg) no tatame de Astana. Número 11 do mundo no ranking da FIJ, ele chega ao Cazaquistão como cabeça-de-chave número um de sua categoria e estreará já nas oitavas-de-final contra o vencedor da luta entre Bakar Erashvili (GEO) e Ayan Baigazy (KAZ).  

As preliminares começam às 2h30 da madrugada de sábado para domingo e as disputas por medalhas serão a partir das 8h da manhã de domingo, no horário de Brasília. O judotv.com transmite as preliminares ao vivo. As finais para o Brasil terão transmissão da Cazé TV, Time Brasil, Canal Olímpico do Brasil e Sportv/Combate.

Por: Assessoria de Imprensa da CBJ


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada