quarta-feira, 23 de novembro de 2022

Soluções e Alternativas


Kamal Mammadov, assistente do presidente do Comitê Paralímpico Nacional do Azerbaijão, está em Baku e está impressionado com tudo o que o judô está proporcionando para sua família.

O senhor deputado Mammadov é um utilizador de cadeiras de rodas e não é um assunto confortável para ele, mas discutir o acesso ao desporto para pessoas com diferentes desafios é uma missão para ele. "Quando tive meu primeiro acidente, aquilo que me colocou na cadeira de rodas, o ambiente não me aceitou. Então, tentei encontrar novos ambientes e fui estudar direito no exterior." Num novo país e com novos temas de estudo, Mammadov aumentou os seus desafios, mas também encontrou liberdade mental na procura de soluções e alternativas.


Sr. Mammadov na cerimônia de premiação do Campeonato Mundial de Judô da IBAS
"Eu estava no exército antes do acidente e tenho que dizer que muitas pessoas sentem, incluindo eu, que não podem ser úteis uma vez incapacitadas." O senhor deputado Mammadov fez uma pausa para se recompor, pois este assunto não é fácil. Ele era um esportista ativo, militar e um homem de família e, enquanto sua família permaneceu constante, todas as outras áreas de sua vida mudaram.

"Paraquedismo e bungee-jumping estavam entre as atividades que eu tentei, buscando ambientes ativos. Fui a primeira pessoa no Azerbaijão a fazer paraquedismo em uma cadeira de rodas. O Presidente do Comitê Paralímpico Nacional do Azerbaijão percebeu minhas atividades e me ofereceu uma posição na APN. Trabalhei na mídia para o NPC e, eventualmente, em 2013, o Comitê Paralímpico das Crianças foi estabelecido e, em 2017, tornei-me diretor desse grupo. Para os Jogos Europeus de 2015 e os Jogos de Solidariedade Islâmica de 2017, estive envolvido na organização, uma vez que éramos o país anfitrião. Eu era a pessoa responsável por resolver a acessibilidade, o que fazia sentido!"

Paraquedismo

"Antes da cadeira de rodas ser adicionada à minha vida, eu também era um atleta de sambo, que está intimamente relacionado ao judô e me interessei pelo judô devido às semelhanças. Claro que eu queria participar! Em 2018, para o IBSA Grand Prix Baku, concordei em fazer parte do comitê organizador. Fui então presidente do comitê organizador de 2019 para o mesmo grande prêmio, trabalhando em estreita colaboração com a Dra. Lisa Allan, da IJF, e agora avançamos para a organização do Campeonato Mundial da IBSA.

É um grande prazer para mim poder mostrar que, apesar das rodas, ainda posso fazer tudo o que é necessário com o meu cérebro. Hoje, a nossa comissão tem 14 pessoas e 5 são utilizadores de cadeiras de rodas. A idade média do nosso comitê de campeonatos mundiais é de 25 anos, com o mais novo tendo apenas 17 anos." Esta é uma estatística incrível; 5 cadeirantes organizando um evento de judô e alguns deles são adolescentes. Isso realmente mostra do que as pessoas são capazes quando há acesso e oportunidade.

O comitê organizador do Campeonato Mundial IBAS de 2022

"Nossos apresentadores de cerimônias de premiação incluem pessoas com desafios. Alguns dos convidados a trabalhar conosco aqui no evento não estão interessados especificamente no judô, mas estão interessados no esporte e na inclusão. Como comitê, provamos que, independentemente dos desafios, todas as pessoas podem contribuir para a organização de eventos esportivos de alto nível. Trazemos toda a nossa experiência de organização de todos os tipos de eventos e também nossas experiências de vida para o judô."


"Enquanto estava no hotel aqui, falei com muitas equipes diferentes sobre sua experiência neste Campeonato Mundial de Judô da IBSA. Se eles estão sendo honestos conosco", Kamal ri, "Eles dizem que é perfeito. Podemos ver seus sentimentos em seus rostos. Se eles têm sorrisos, então tudo está bem.

O judô tem sido super por toda parte. Com as regras do protocolo, não posso torcer da minha posição na tribuna. Quando os atletas do Azerbaijão estão ligados, eu não posso me conter e, portanto, tenho que me afastar. Somos um grupo pequeno e uma comunidade próxima e por isso os atletas dizem que quando ouvem a minha voz estão motivados. Depois deste campeonato a minha voz está completamente morta, tem sido um espetáculo! A melhor coisa a reconhecer aqui é o alto nível louco de disciplina de todos os atletas e treinadores." O Sr. Mammadov continuou a falar sobre o profissionalismo da equipe da IJF: "Agradecimentos especiais a Lisa Allan e Abdullo Muradov e toda a equipe da IJF. Estamos aprendendo muito com eles."

Sr. Mammadov e voluntários do evento

O que também é verdade é que o IJF está a aprender muito com o senhor deputado Mammadov e a sua equipa. Superam dificuldades e preconceitos todos os dias e o fazem com humildade e positividade. Os resultados dessa atitude são claros e, gradualmente, o mundo está mudando para aceitar todas as pessoas em todos os ambientes, por causa de pessoas proativas como ele.

Fotos: Gabriela Sabau

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada