segunda-feira, 21 de novembro de 2022

O Poder das Palavras


Ela solta frases tremendas como alguém que bebe um copo de leite. Fá-lo com a naturalidade que a experiência concede, mas, acima de tudo, enfaticamente, como alguém que sobrevive à intolerância. Aos quarenta anos, vinte deles no mais alto nível, Vanessa Zambotti aprendeu muitas coisas, especialmente o poder das palavras.

Vanessa Zambotti

Chamavam-na de gorda e feia. São palavras duras e comuns no recreio de qualquer escola, porque não há maior crueldade do que a das crianças. Os pequenos podem até ser desculpados sob o guarda-chuva da educação, ou seja, a falta dos recursos necessários para enfrentar a vida. Eles precisam de tempo, um bom professor e pais preocupados para aprender noções elementares como respeito. Quando essas palavras ofensivas saem da boca de um adulto, então entendemos que nenhuma das palavras acima funcionou corretamente.

"Comecei no atletismo quando tinha dez anos de idade", explica Vanessa. "Naquela época, eu era vítima de bullying. Se alguém acha que a situação mudou ao longo dos anos, alguém está errado." Seis anos depois, o mexicano pisou em um tatame. Foi amor à primeira vista e o relacionamento perdura desde então. "É um esporte que explica com precisão os valores que muitas pessoas não possuem."

Uma coisa é ser um bom atleta e outra coisa é se tornar um profissional. Imagine o que significa ser um profissional perseguido pelo vitríolo do sectarismo. "Quando perdi uma luta, as reações não demoraram a chegar. O que li nas redes sociais me fez voltar no tempo. Era sempre o mesmo."

Na verdade, o triste é que não é uma coisa nova, não é nada de especial porque se repete em todos os lugares. O que é especial está na maneira como você lida com o desprezo dos outros. Essa palavra, desprezo, sai dos lábios de Vanessa e não faz nem cinco minutos desde que começamos a entrevista. Ela tem uma voz suave que expõe uma vida cheia de obstáculos. A diferença com outras que se ofendem, que são vítimas e não contribuem com nada de novo para o debate, é que Vanessa apresenta uma receita para superar traumas. "Você tem que acreditar em si mesmo, para começar, apesar das circunstâncias. Depois, você tem que estabelecer metas e se colocar no máximo e com paixão." O objetivo de Vanessa era ser olímpica. Nesse sentido, pode-se dizer que ela superou em muito todas as suas expectativas porque participou de quatro edições dos Jogos Olímpicos; Quatro edições em um esporte tão difícil como o judô já é uma grande vitória em si.

Vanessa ganhou medalhas e lutou contra os melhores. Durante anos, a mexicana foi a face visível de um esporte que, em seu país, não move as massas. Lá eles falam sobre judô quando há triunfos envolvidos, nada mais; é triste admitir, mas é assim que é. Por outro lado, Vanessa é um exemplo internacional, a começar pelo seu próprio continente, quando se trata de enfrentar a rejeição, a arrogância e a difamação daqueles que carecem de princípios elementares. O filósofo já disse isso, desprezar os outros é fazê-lo consigo mesmo, mas a estupidez é infinita e Einstein disse isso também. Paciência e generosidade com os ignorantes exigem um conhecimento especial e nem todos são dotados.

Vanessa não tem escrúpulos em contar sua própria história porque ela tem sido forte e tenaz desde que nasceu e porque sua franqueza serve para ajudar aqueles que não sabem como resolver seus próprios problemas. A de Vanessa não terminou quando ela decidiu pendurar o judô. Aí vem outra de suas frases especiais e não é desperdiçada: "eles nos ensinam a treinar, mas ninguém nos ensina a nos aposentar". Se estivéssemos em um tatame, ela teria vencido por ippon. Que frase, que selvageria e quão preciosas são essas palavras. "Isso acontece em todos os esportes, o judô não é exceção."

Vanessa Zambotti

Falar sobre problemas de peso quando se é um peso pesado pode soar como um oximoro. "Nada disso", explica Vanessa. "O que você faz quando termina sua rota? Olha, quando você é um profissional você treina seis dias por semana, sete antes de uma grande competição. Quando sua carreira está atrás de você, você não treina mais, mas continua comendo o mesmo porque ninguém está ciente do que você faz. Você não está mais cercado porque não compete mais."

Como resultado desse abandono de referências, Vanessa ganhou peso de até 186 quilos. "Quando você excede todos os limites, a única coisa que pode salvá-lo é a sua própria determinação." Para alguém que viveu com o estigma de seu próprio peso devido à ferocidade dos ignorantes, pode ser menos duro, mas não é fácil. "Perdi 65 quilos, mas continuo lutando todos os dias. É fácil desistir. A sorte que tenho é poder contar com um ambiente saudável e solidário."

Hoje Vanessa é a feliz Diretora de Mídia da Confederação Pan-Americana de Judô. De sua cadeira, ela sabe melhor do que ninguém que as palavras têm o poder que cada um quer. Ela também observa de cima para que ninguém sofra em sua carne o que ela sofreu por tantos anos. É uma missão sagrada porque contribuir para a emancipação dos jovens significa consolidar um presente, preparar o futuro das novas gerações e derrotar memórias dolorosas, usando o próprio passado para que o luto se torne felicidade.

Vanessa Zambotti treinando com crianças

Da Cidade do México, Vanessa se despede e ficamos com o telefone na mão, pensando em sua maneira de ver as coisas. À medida que nos dedicamos a montar cartas, analisamos as frases de Vanessa, a força e o poder de suas palavras. Ok, é disso que se trata, você tem que virar o jogo e sorrir para a vida, mesmo para aqueles que insultam porque não têm senso de humor, pena ou respeito, em uma palavra, educação. São pessoas feias com problemas grandes, até gordos. Vanessa é uma obra de arte por causa do que ela diz e como ela diz. Percebemos com alegria que suas palavras são gordas, até mesmo obesas e que são as palavras mais deliciosas que já ouvimos.

Vanessa Zambotti hoje

Fotos: Gabriela Sabau


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada