O Esporte Clube Pinheiros (SP) se consagrou como o grande campeão do CBI Grand Prix Nacional de Judô 2022 após derrotar o Minas Tênis Clube (MG) pelo placar de quatro a zero. O título veio na manhã desta quinta-feira (18), na Arena UniBH, em Belo Horizonte.
A campanha do clube paulista na decisão começou com a vitória de Beatriz Souza sobre Victória Oliveira, nas punições. Rafael Silva abriu dois a zero vencendo Eduardo Silva por waza-ari, e, na luta seguinte, Sarah Souza ampliou o placar após vencer Gabrielle Gonzaga também por waza-ari. O responsável por soltar o grito de campeão foi Willian Lima, que derrotou Júlio Koda Filho no golden score de um confronto muito equilibrado. Desde que o Grand Prix Nacional passou a ter o formato de equipes mistas, em 2018, o Pinheiros venceu duas das três edições disputadas.
“O Grand Prix é a competição que os clubes mais esperam no ano. É o momento em que os atletas da seleção e toda a equipe estão reunidos. A união do grupo faz toda a diferença e isso [a vitória] não é importante só para o clube, mas também para os atletas em geral. Não é todo dia que eles estão ao lado de medalhistas olímpicos e mundiais”, disse Maria Suelen Altheman, treinadora do Pinheiros.
As medalhas de bronze, por sua vez, ficaram com o Instituto Reação (RJ) e com a Sogipa (RS). O clube carioca venceu o C.R. Flamengo (RJ), seu conterrâneo, por quatro a dois, enquanto o clube gaúcho teve uma vitória tranquila sobre a Sociedade Morgenau (PR) por quatro a um.
Próxima parada: Mundial Sênior
O Grand Prix Nacional foi a última competição antes do Campeonato Mundial Sênior, que será realizado no período de 06 a 14 de outubro, em Tashkent, no Uzbequistão. O Campeonato Brasileiro Interclubes serviu como preparação para alguns judocas da Seleção Principal.
“As competições nacionais são muito importantes para manter o ritmo competitivo. O nível é altíssimo aqui dentro do Brasil, então a gente tem uma competitividade grande. Competir aqui é também um preparamento para o Mundial”, disse Rafael Macedo (-90kg), que foi campeão individual do Troféu Brasil e bronze por equipes pela Sogipa.
Confira abaixo os resultados dos confrontos do CBI Grand Prix Nacional 2022:
PRIMEIRA RODADA
C.R. Flamengo (RJ) 4 x 1 Associação Desportiva Shiro Saigo (RN)
Paineiras do Morumby (SP) 4 x 1 AABB Curitiba (PR)
Sociedade Morgenau (PR) 4 x 1 Athletico Paulistano (SP)
QUARTAS DE FINAL
E.C. Pinheiros (SP) 4 x 0 Paineiras do Morumby (SP)
Sogipa (RS) 4 x 2 C.R. Flamengo (RJ)
Instituto Reação (RJ) 4 x 0 Sociedade Morgenau (PR)
Minas Tênis Clube (MG) 4 x 0 Umbra-Vasco (RJ)
REPESCAGEM
C.R. Flamengo (RJ) 4 x 2 Paineiras do Morumby (SP)
Sociedade Morgenau (PR) 4 x 3 Umbra-Vasco (RJ)
SEMIFINAL
E.C. Pinheiros (SP) 4 x 1 Sogipa (RS)
Minas Tênis Clube (MG) 4 x 1 Instituto Reação (RJ)
FINAL
E.C. Pinheiros (SP) 4 x 0 Minas Tênis Clube (MG)
Foto: Beatriz Riscado/CBJ
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!