segunda-feira, 29 de agosto de 2022

Cria dos Jogos da Juventude, Sarah Menezes é confirmada como embaixadora em Aracaju 2022


Um time estrelado de mulheres históricas para o esporte brasileiro foi convocado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) para atuarem como embaixadoras nos Jogos da Juventude, que acontecerão entre 2 e 17 de setembro, em Aracaju (SE). A campeã olímpica de judô Sarah Menezes, que despontou na competição estudantil, volta às origens, desta vez para inspirar a nova geração do esporte nacional. Ao seu lado estarão outras quatro lendas, que também brilharam em edições de Jogos Olímpicos: Janeth Aircain (basquete), Juliana Felisberta (vôlei de praia), Natalia Falavigna (taekwondo) e Virna Dias (vôlei). Outras três embaixadoras já haviam sido anunciadas pelo para acompanharem as competições e interagirem com os principais atletas jovens do país: Ana Marcela Cunha, Rebeca Andrade e Letícia Oro.

A relação de Sarah Menezes com os Jogos da Juventude é forte e comprova a relevância da competição na detecção de talentos para o esporte de alto rendimento. Representando o Piauí, foi campeã dos Jogos da Juventude em 2005 e 2007. Cinco anos mais tarde, se tornaria a primeira brasileira campeã olímpica de judô. “Ser embaixadora dos Jogos da Juventude relembra o meu início de carreira, minha entrada na seleção. Participei de várias edições, é uma competição muito representativa para minha vida de atleta. Agora, como embaixadora, será muito legal ter essa vivência com os jovens, estar próxima para eles poderem se espelhar na minha carreira. Passei pelo mesmo processo, é uma coisa verdadeira. Acredito que é muito importante o exemplo de atletas que chegaram na seleção brasileira e passaram pelos Jogos da Juventude”, afirmou a atual treinadora da seleção feminina principal de judô.

A principal função dos embaixadores é interagir com os jovens atletas, permitindo a troca de experiências com seus ídolos. Eles assistem as competições, entregam medalhas, alguns participam da cerimônia de abertura, de bate-papos e ações educativas. E certamente serão abordados para muitas selfies no Centro de Convivência da competição.

Além de Sarah, o COB já havia anunciado a presença em Aracaju de outras duas campeãs olímpicas, Ana Marcela Cunha e Rebeca Andrade, além da medalhista mundial de salto em distância Letícia Oro. Completam o elenco de embaixadoras Janeth Arcain, Juliana Felisberta, Natalia Falavigna e Virna Dias, todas com pódios olímpicos e muita história para contar. Inspiração não faltará aos mais de 4.100 atletas de até 17 anos de todos os estados do país que competirão em 16 modalidades nos Jogos da Juventude.

"Sarah Menezes é mais um grande exemplo de atleta de sucesso que passou pelos Jogos da Juventude, brilhando dentro e fora dos tatames. Além dela, outras mulheres, ídolos do esporte, estarão presentes, confirmando a força da mulher no esporte, demonstrando para as jovens que estarão em Aracaju, que o caminho olímpico vale a pena e é possível”, destacou Kenji Saito, diretor de Desenvolvimento e Ciências do Esporte do COB.

Três professores que fazem sucesso com seus vídeos na Internet também farão parte do grupo de embaixadores nos Jogos da Juventude para passar a mensagem da importância da união entre o esporte e a educação. São eles: Arthur Neto (física), Carol Mendonça (português) e Rodrigo Sacramento (matemática).

Os Jogos Escolares da Juventude são uma realização do Comitê Olímpico do Brasil (COB), com o apoio do Governo do Estado de Sergipe e da Prefeitura de Aracaju.

Fonte: cob.org.br  /  Foto: Alaor Filho - COB


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada