sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Rafael Silva volta à liderança do ranking mundial por apenas dois pontos


O ranking mundial foi atualizado nesta segunda-feira e o Brasil tem o que comemorar: Rafael Silva, Baby, voltou à liderança entre os pesados ultrapassando Teddy Riner por apenas dois pontos: 2252 x 2250. Essa atualização levou em conta as perdas dos pontos conquistados nas últimas edições do Grand Slam de Paris – que por conta de uma obra no tradicional ginásio de Bercy será realizado apenas em outubro – e do Aberto Europeu de Sofia. 

De acordo com as regras da Federação Internacional de Judô, depois de um ano, os pontos conquistados caem pela metade e a cada dois anos, zeram. Ou seja, quem foi campeão do GS de Paris em 2014 somou 500 pontos para o ranking mundial. Agora, ele passa a contabilizar 250 pontos dessa competição e no ano que vem não terá mais nenhum ponto da conquista de 2014. No ano passado, nem Baby nem Riner estiveram na competição mas em 2013, o francês foi campeão enquanto Rafael ficou em quinto. Por isso, essa virada no placar.

Quem também está numa posição privilegiada do ranking é Charles Chibana. O meio-leve tem os mesmos 1800 pontos do japonês Masashi Ebinuma mas fica na segunda colocação por conta do primeiro critério de desempate que é a colocação no último Mundial, disputado em Chelyabinsk, na Rússia. Ebinuma é o atual campeão mundial.

No feminino, o Brasil segue com boas colocações em cinco das sete categorias. A campeã olímpica do ligeiro Sarah Menezes, a campeã mundial do meio pesado Mayra Aguiar e a vice-campeã mundial dos pesados Maria Suelen Altheman estão na segunda colocação em suas categorias. Érika Miranda, medalhista de bronze nos dois últimos mundiais, é a terceira melhor no meio-leve (52kg), enquanto Rafaela Silva, campeã do mundo em 2013, é a quinta na categoria leve (57kg).

A primeira competição da temporada para os brasileiros será o Grand Prix de Dusseldorf, na Alemanha, entre os dias 20 e 22 de fevereiro. A delegação viaja na próxima terça de carnaval e contará com titulares e reservas da seleção.


Brasileiros mais bem colocados no ranking mundial 

Masculino
60kg - Felipe Kitadai (9º) e Eric Takabatake (15º)
66kg - Charles Chibana (2º)
73kg - Alex Pombo (18º) e Marcelo Contini (22º)
81kg - Victor Penalber (3º)
90kg - Tiago Camilo (15º)
100kg - Luciano Corrêa (13º)
+100kg - Rafael Silva (1º) e David Moura (11º)

Feminino
48kg - Sarah Menezes (2ª)
52kg - Érika Miranda (3ª)
57kg - Rafaela Silva (5ª) e Ketleyn Quadros (14ª)
63kg - Mariana Silva (21ª)
70kg - Maria Portela (22ª)
78kg - Mayra Aguiar (2ª)
+78kg - Maria Suelen Altheman (2ª) e Rochele Nunes (18ª)

Por: Assessoria de Imprensa da CBJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada