terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Com 13 países, nutrição é um desafio no Treinamento de Campo Internacional


A culinária é uma parte importante na formação cultural de um povo.  E em um Treinamento de Campo (TC) que conta com 13 diferentes países da América do Sul, do Norte, da Europa e da Ásia, conseguir um cardápio que agrade ao gosto de todos é uma dura missão. O restaurante do Centro de Desenvolvimento do Vôlei (CDV) que recebe o TC está pronto para atender a grandes demandas. Mas também aos pequenos pedidos específicos para os diferentes tipos de públicos.

“Temos que considerar diferentes aspectos. Por exemplo, quando o pessoal do vôlei está aqui, não há o costume de servir ovo no café da manhã. Mas, pelo experiência que temos das diversas viagens que fazemos ao longo do mundo, os estrangeiros assim como os judocas brasileiro  gostam de comer ovos mexido como fonte proteica  pela manhã. Então, esse foi um dos pedidos que fizemos”, explicou Gisele Lemos, uma das nutricionistas da seleção, ao lado de Roberta Lima. A Croutton Comércio e Serviço em Alimentação, comandada por Cristina Caldas, é a responsável por fornecer o serviço para a CBJ. 

Os aspectos culturais tem sempre que ser considerados. A religião, por exemplo, é um fator que pesa na hora da elaboração do cardápio. Além disso, as restrições habituais aos integrantes da equipe brasileira foram mantidas. 

“Como nós não temos conhecimento da religião de todos os 200 atletas que participam do treino, precisamos de cuidado. Cortamos, por exemplo, a carne de porco do cardápio e mantivemos algumas restrições que fora do Brasil também existem, como quanto ao refrigerante, que não existe dentro da concentração brasileira, nem mesmo para comissão técnica”, disse.

Uma das coisas que mais surpreendem a quem passa pelo restaurante do Treinamento na hora do café da manhã, é a quantidade de café consumida pelos franceses. Ao invés de copo, os atletas, em sua maioria, usam as tigelas originalmente destinadas à salada de frutas, para colocar a tradicional bebida brasileira.

“Eles gostam muito porque nosso café é mais concentrado, mesmo sem ser expresso. É um importante estimulante antes dos treinos da manhã ”, conta Gisele.

Sem dúvida nenhuma, uma boa alimentação é fundamental para o desempenho nas atividades. Com o clima bastante quente em Saquarema, existem bebidas e alimentos que são obrigatórios.

“Peixes, saladas variadas, muitas frutas, além do incentivo ao consumo de suco natural,  água e água de coco por causa do calor intenso. A hidratação correta serve, por exemplo, para evitar câimbras, uma vez  que se observa grande perda hídrica através do suor,  disse. 

O Treinamento de Campo vai até o próximo dia sete de fevereiro e conta com atletas do Brasil, França, Japão, Alemanha, Holanda, Itália, Israel, Estados Unidos, Eslovênia, Irlanda, Portugal, Áustria e Líbano. 

Por: Assessoria de Imprensa da CBJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada