quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Importância do sono é tema de palestra no Treinamento de Campo Internacional


O sono pode ser definido como o estado do corpo caracterizado por supressão da vigília, desaceleração do metabolismo, relaxamento muscular e diminuição da atividade sensorial. Ou simplesmente, como a necessidade de dormir. E é por isso que é tão importante que os esportistas cuidem bem dessa fase do dia. 

Pensando em reforçar a relevância do sono e de dormir bem, a Confederação Brasileira de Judô, em parceria com o Comitê Olímpico do Brasil, ofereceu na última segunda-feira, dois de fevereiro, aos atletas brasileiros e à comissão técnica uma palestra sobre o tema com Marco Túlio de Mello, professor da Universidade Federal de Minas Gerais e especialista na área.

“O que nós tentamos demonstrar hoje é o quanto o sono é importante na recuperação do atleta em função das atividades que ele desempenha, o quanto que o sono faz parte do treinamento dele”, disse. “A conscientização provocada pelas informações que foram passadas será fundamental para que os atletas passem a colaborar e aceitar qualquer trabalho que seja desenvolvido pela Confederação”.

E esse trabalho já vem sendo desenvolvido. No começo do ano passado, todos os atletas da seleção sênior passaram por um exame de polissonografia para a detecção de distúrbios do sono e, consequentemente, melhorarem o descanso.

“Acredito que esse olhar da Confederação para esse ponto específico é de enorme valor, porque a medalha olímpica é decidida no detalhe, essa é diferença entre ouro, prata e bronze. A implementação de estratégias para que o atleta possa descansar, e descansar cada vez melhor, é fundamental.”, disse. “Avaliar e manter a dedicação a esse aspecto dá segurança ao técnico de que o atleta realmente está descansando no período em que estiver dormindo e vai estar pronto para o treino no dia seguinte.”

Entre os tópicos presentes na apresentação estavam dicas do que os atletas devem ou não fazer antes de dormir. Entre elas, não usar smartphones e tabletes quando estiverem na cama porque a quantidade de luz diminui a vontade de dormir. Os atletas aprovaram a palestra.

“Tive informações que vieram somar para melhorar o meu rendimento. O descanso é fundamental para que a gente possa se recuperar 100%. Gostei muito das dicas práticas para que a gente durma com mais facilidade”, disse a pesada Rochele Nunes. 

A programação fora do treino para os atletas até o encerramento das atividades no próximo sábado, dia sete de fevereiro, incluem ainda palestras sobre o novo quimono e sobre a organização da competição de judô para os Jogos Rio 2016.

Por: Assessoria de Imprensa da CBJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada