sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Rioiti Uchida é escolhido para representar o continente na Comissão de Kata da FIJ


O Brasil mostra a força do judô fora dos tatames mais uma vez. Rioiti Uchida, um dos maiores nomes do Kata no país, foi eleito para representar as Américas na Comissão de Kata da Federação Internacional de Judô. Ele, uma indicação da Confederação Brasileira à Confederação Pan-americana por conta dos relevantes serviços prestados ao judô brasileiro especialmente na modalidade, venceu a concorrência com dois outros, um da Federação Canadense e outro da Federação Mexicana. A CPJ então o indicou para a Federação Internacional que confirmou a escolha. Na última terça-feira, Uchida já viajou para o Japão, sede do Campeonato Mundial de Kata,  onde se reunirá com os membros dos demais continentes. A competição será realizada no Kyoto Budo Center desta quinta-feira, 17/10, até o próximo dia 20.

“O judô se transforma conforme os anos passam mas mantém sua raiz filosófica e por meio do Kata também mantém sua raiz técnica. O Kata é o judô como Jigoro Kano o concebeu, é a forma original, a fonte”, disse Uchida.

Rioiti Uchida, 6° Dan, nasceu em Tapiraí, interior de São Paulo, em 1952 e pratica judô desde 1971, quando ingressou na academia de Chiaki Ishii.  O amor de Uchida pelo Kata surgiu no início da década de 1980 quando fez o primeiro curso da modalidade de sua vida. O primeiro contato se dera muito antes quando Ishii o ensinara o nague no kata para fazer o exame para faixa-preta.

“Depois que fiz o primeiro curso de Kata queria aprender os sete mas não havia quase informação a respeito no Brasil. O que hoje sobra, há alguns anos quase não existia. Foi por meio do sensei Massao Shinohara e de Mário Matsuda que aprendemos muito mais do que precisávamos para nos arriscarmos em um mundial de Kata. Os resultados são a prova disso”, disse.

Os títulos na modalidade são relevantes. Ao lado de Luis Alberto Santos, outro grande expoente da modalidade, foi campeão Mundial três vezes (Canadá 2005, França 2006 e Brasil 2007), campeão Pan-americano quatro vezes (Porto Rico 2005/Argentina 2006/Argentina 2008/ El Salvador 2010) e Brasileiro em cinco oportunidades (Praia Grande 2005/Bauru 2006/São Paulo 2008/ São Paulo 2009/São Bernardo do Campo 2010).

Por: Assessoria de Imprensa da CBJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada