domingo, 16 de dezembro de 2012

Mestre e doutoranda em educação física, Bianca Miarka analisa seletiva de judô Rio 2016


A ex-judoca Bianca Miarka, mestre e doutoranda em Educação Física pela USP e pesquisadora em táticas do judô profissional apresentou seu trabalho de qualificação Modelagem das Interações Técnicas e Táticas em Atletas de Judô: Comparações Inter e Intra-oponente , para uma banca avaliadora composta pelos professores: Go Tani, Saray Giovana dos Santos e teve como orientador Emerson Franchini. 

O material apresentado faz parte de um longo projeto que está sendo realizado com atletas de alto rendimento. "As principais propostas deste projeto são elaborar um modelo de combate que revela a inteligência estratégica da luta, bem como seu emprego para analisar/caracterizar  as ações técnico-táticas de todos os atletas olímpicos de 2012 em suas competições classificatórias do circuito mundial e das lutas dos Jogos Olímpicos de Londres”, explicou Bianca Miarka após apresentação na Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo.

Estudiosa do assunto, Bianca aproveita e comenta sobre a primeira etapa da Seletiva Rio 2016 de judô que aconteceu neste fim de semana (15 e 16 de dezembro), no ginásio do Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo e que contou com grandes nomes da modalidade como Ketleyn Quadros, Rafaela Silva, Luiz Revite, Felipe Costa, Eduardo Bettoni, João Gabriel Schlittler e jovens promessas.

“Esses atletas possuem ações técnicas e táticas bem diferentes, quando comparados entre si. Por exemplo, a Ketleyn exibe velozes golpes de pé (ashi-wazai) tirados de pegadas difíceis de defender, como manga e dorsal direito e manga esquerda. Enquanto, Rafaela Silva, que também luta de canhota, esbanja a noção de antecipação e timing nas projeções - habilidade que herdou de Flávio Canto. No masculino, Luiz Revite e Felipe Costa exibirão a velocidade e a força de lindos ataques.  Além disso, novos talentos, como Eduardo Bettoni e Gabriela Chibana, demonstrarão que a juventude veio com gás para fortalecer o projeto Rio-2016."

A ideia é selecionar os melhores atletas, seja por ranking ou pela competição, e realizar um trabalho individualizado com eles durante todo o ano de 2013. No ano que vem haverá a segunda seletiva deste ciclo olímpico e em 2014 a terceira e última etapa. Durante o ano, a comissão técnica escolherá entre os selecionados quais vão para cada competição.

Rafaela Silva também estaria entre as dispensadas por causa da sua posição no ranking mas como a carioca subiu de peso recentemente, vai lutar na seletiva para começar a pontuar pela nova categoria.

"Não sei se com as modificações que ocorreram nas regras, que determinaram a pesagem oficial somente às 19h do dia anterior, fazem com que a estratégia de Rafaela seja eficaz para obter vitórias internacionais, pois com o longo período entre a pesagem e o combate, os fatores negativos da perda de peso rápida para o resultado do combate reduzem pela reposição de eletrólitos, água e carboidrato. Ela terá duas opções - 1) perda de peso aguda controlada e reposição rápida dos substratos e/ou 2) enfrentar atletas mais pesadas do que ela nessa nova categoria". De qualquer maneira, é um ano bom para testes, já que não será decisivo para seleção dos atletas olímpicos",  finalizou Bianca Miarka.

Grupo Comunicando/ Agência Classe A
Assessoria de Imprensa - Bianca Miarka
Para mais informações e entrevistas
Tel: 11 9-8355-7107 - 11 2204-6498 
Foto: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada