domingo, 2 de dezembro de 2012

Gratycheva e destaques do judô são convocados para Festival na Austrália


Ela tem o nome da famosa jogadora de vôlei russa Gratcheva, eleita a melhor levantadora do Mundial de 1994 e medalhista de prata nos Jogos de Sidney-2000, mas foi no judô que a jovem de 15 anos encontrou a sua verdadeira vocação. Natural da cidade de Dourados (MS), Gratycheva Farias deixou o planalto para tentar a sorte no judô em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul. Destaque da Escola Estadual Onze de Outubro e da seleção brasileira júnior, a atleta foi uma das cinco escolhidas pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ) para representar o Brasil no Festival Olímpico da Juventude, na Austrália, de 16 a 20 de janeiro de 2013.

Na etapa nacional das Olimpíadas Escolares, em Cuiabá (MT), Gratycheva terminou em quinto lugar pela categoria até 63kg. A escolha foi aliada aos resultados obtidos em duas etapas do Campeonato Europeu de Judô sub-20: um bronze em Berlim, na Alemanha, e a sétima posição em Praga, na República Tcheca.

- Comecei bem nas Olimpíadas Escolares, mas acabei sofrendo um contra-golpe, terminei em quinto e fiquei decepcionada. Estava triste, mas logo me deram a notícia que eu iria para a Austrália e eu fiquei muito feliz. A experiência na Europa foi muito boa e eu vou me aprimorar ainda mais - contou a atleta, que recebeu o nome em homenagem à jogadora de vôlei russa.

Fã do medalhista olímpico Tiago Camilo, Gratycheva começou no esporte, aos oito anos, por influência do pai, professor de MMA e jiu-jítsu, modalidade que ela também pratica e compete. Convidada para treinar com a seleção brasileira, em Campo Grande, ela mudou-se para a casa dos avós e vive uma rotina intensa de treinos. 

- Estudo de manhã e treino das 15h às 20h, de segunda a sexta. Fico tão cansada que no domingo eu só penso em descansar, adoro ficar em casa assistindo seriados. O meu favorito é o "Eu, a patroa e as crianças" - revelou.

Quem também garantiu a vaga para defender as cores do Brasil na Austrália são as paulistas Sabrina Araújo (-48kg), do Colégio Objetivo Praia Grande, Gabriela Clemente (-52kg), do Energia Ativa, e as paranaenses Bruna Nesi (-57kg) e Anny Ribeiro (+63kg), do Colégio Chácara da Emília. No masculino, carimbaram o passaporte Ariel Alencar (-60kg), do Colégio Ávila (GO), Luanh Rodrigues (-66kg), do Colégio Adventista Boa Vista (PR), Andre Humberto (-73kg), da E.E. Prof. Antonio Chaves (MG), Conrado Oliveira (-81kg), da Escola Eleodoro Ébano Pereira (PR) e Clovis Braga Junior (+81kg), da Visconde do Rio Branco (RS).
A competição, que reunirá cerca de 30 países em 17 modalidades, será realizada nas mesmas instalações dos Jogos Olímpicos de Sidney.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada