Do ambiente universitário às comunidades em vulnerabilidade social, o esporte mostra sua força como agente de formação, inclusão e cidadania. Os dois novos episódios do podcast Pesquisa de Impacto mergulham em experiências que revelam como práticas esportivas, mesmo em contextos aparentemente informais ou desafiadores, podem gerar aprendizados profundos e duradouros.
No primeiro episódio, conhecemos a pesquisa “Teoria do Esportismo e as Economíadas”, de Rodrigo Guimarães Motta e Maria Amélia Jundurian Corá, que analisa como uma competição universitária que mistura festa e esporte se transforma em um verdadeiro laboratório de competências essenciais para a vida. Atitude, visão, estratégia, execução e trabalho em equipe são os pilares que emergem das Economíadas, evento que vai muito além da diversão e se torna um espaço de formação prática e impacto acadêmico. Ouça aqui:
https://open.spotify.com/episode/7zaQ9B1tPttRO11GKEdgDb?si=H8V_dXo4RYyWVDfnLEaDlQ
Já no segundo episódio, o foco é o Instituto Camaradas Incansáveis (ICI), uma ONG que alia o alto rendimento do judô à inclusão social de crianças em situação de vulnerabilidade. A pesquisa de Rodrigo Guimarães Motta, Luciano Antônio Prates Junqueira e Iara Cristina de Fátima Mola revela os desafios e conquistas dessa iniciativa que transforma o tatame em espaço de cidadania, disciplina e esperança. Ouça aqui:
https://open.spotify.com/episode/5D9oWtXK97CQXEWNwNlnPZ?si=T5EMW4OXQrKSXBxwui9zbQ
Ambos os episódios mostram que o esporte é muito mais do que competição — é ferramenta de desenvolvimento humano, inclusão e impacto social. Seja nas quadras universitárias ou nos projetos comunitários, ele ensina, conecta e transforma.
📌 Não se esqueça de seguir o podcast e ativar o sininho para ser notificado dos próximos lançamentos desta temporada.
Por: ASCOM ICI
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!