O Open Pan-Americano da Bahia começa neste sábado, 07, em Lauro de Freitas (BA), com a presença de 121 atletas de oito países. Anfitrião, o Brasil tem a maior delegação, com 105 judocas.
Nesta sexta, 07, autoridades da Confederação Pan-Americana de Judô, da Confederação Brasileira de Judô e da Federação Baiana de Judô, organizadores do evento, se reuniram na Arena de Esportes da Bahia para a apresentação do sorteio das chaves das 14 categorias em disputa.
Presidente da CPJ, o peruano Carlos Zegarra destacou o sucesso da Copa Sub-18 e Sub-21 realizada na quarta e quinta-feira no mesmo local e elogiou o Brasil e a Bahia, projetando competições futuras no país.
“Tivemos há dois dias a Copa Pan-Americana Cadete e Júnior em ótimas condições para nossos atletas. O ginásio de competição, a organização, a receptividade das pessoas aqui no Brasil fazem com que seja um torneio muito satisfatório e parabenizo por esse esforço, esse engajamento do judô do Brasil com os torneios internacionais. No ano passado, tivemos o Campeonato Pan-Americano de Veteranos, tivemos a Copa de Cadetes e Juniores e, agora, teremos também o Open Continental Sênior”, disse. “Penso e faço um chamado às autoridades do Brasil e também da Bahia para que considerem esse grande esforço que estão fazendo a Confederação e a Federação para organizar esses eventos. E penso e digo abertamente que o Brasil e a Bahia estão prontos para receber mais eventos, com responsabilidades também maiores. Neste sentido, a Confederação Pan-Americana de Judô expressa sua total disposição para o sucesso desses eventos que estão por vir”, projetou.
O presidente da CBJ, Silvio Acácio Borges, deu as boas-vindas a todos e agradeceu o apoio e confiança da CPJ em trazer o Open Continental ao Brasil.
“É uma honra muito grande para nós, brasileiros, sediarmos este evento. Além da felicidade de termos sua presença, Carlos, acompanhando, uma vez mais, nosso evento na Bahia. Nos orgulhamos muito de termos sediado grandiosos eventos no passado, como a Olimpíada, em 2016. E, hoje, estarmos irmanados com a Confederação Pan-Americana é muito honroso para nós termos tido a confiança de poder realizar esse Open aqui em nosso país. Agradeço imensamente o esforço do presidente Marcelo Ornelas em sediar em seu estado um evento desse tamanho e agradeço a toda equipe técnica da Federação Baiana, da CBJ e da CPJ que não mediram e não medirão esforços para fazer com que esse evento aconteça a contento”, afirmou o presidente da CBJ.
“É uma grande honra recebê-los na nossa amada Salvador da Bahia. Aproveito a oportunidade para agradecer ao presidente Carlos Zegarra e ao presidente Silvio Acácio, por nos darem a oportunidade de recebermos competições do Tour Panamericano de Judo. Desejo sucesso a todos”, completou Marcelo Ornellas, presidente da Febaju.
Por fim, o coordenador de arbitragem, Edison Minakawa, fez suas considerações a respeito das regras e da conduta de todos para essa competição.
“Não houve nenhuma mudança nas regras, só pedimos que os atletas façam um bom judô, um judô positivo, com boa pegada, movimentação, postura correta e ataques coordenados. Pedimos também que os atletas e treinadores façam o cumprimento corretamente, afinal estamos praticando judô”, concluiu Minakawa.
Coube ao diretor esportivo da CPJ, Amadeu de Moura Jr, conduzir o sorteio da chaves e apresentar as informações relevantes da competição, como os números gerais e a programação oficial.
O Open Pan-Americano de Judô Bahia 2023 começa neste sábado, a partir das 10h (Brasília), com transmissão ao vivo pelo Canal da CPJ no Youtube.
08/07 - Open Pan-Americano Sênior (48kg, 52kg, 57kg, 63kg, 60kg, 66kg e 73kg)
10h - preliminares
16h - finais
09/07 - Open Pan-Americano Sênior (70kg, 78kg, +78kg, 81kg, 90kg, 100kg e +100kg)
10h - preliminares
15h - finais
TRANSMISSÃO
Canal da Confederação Pan-Americana de Judô
Por: Assessoria de Imprensa da CBJ
Foto: Anderson Neves
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!