A seleção brasileira de judô voltou do Peru com sete medalhas conquistadas no Open Pan-Americano de Judô, disputado em Lima, nos dias 22 e 23 de julho. O país contou com nove atletas na competição e fechou o evento com três medalhas de ouro, duas de prata e duas de bronze, além de um quinto lugar, ficando em segundo lugar no quadro geral de medalhas.
Os destaques foram para Jéssica Pereira (52kg), Aléxia Castilhos (70kg) e Samanta Soares (78kg), que garantiram os ouros e os 200 pontos no ranking classificatório para os Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023 e 100 no ranking mundial classificatório para os Jogos Olímpicos Paris 2024.
Jéssica, que fez sua segunda competição internacional no 52kg - ela venceu também o Open da Bahia - passou por Judith Gonzalez (CHI), Yasmim Lima (BRA), Paulina Martinez (MEX) e Brillith Gamarra (PER) para ficar com seu segundo ouro no Tour Pan-Americano.
Já Aléxia, que tinha ficado com a prata na Bahia, venceu Alexandria Lefort (CAN), Katia Castillo (MEX) e Yasmim Allamin (USA) para levar o ouro, no Peru.
Samanta Soares bateu a brasileira Ariana Silva e a cubana Kaliema Antomarchi para conquistar sua medalha de ouro em Lima.
Pratas no masculino com Marcelino e Lincoln
As duas medalhas de prata vieram das chaves masculinas, com Michael Marcelino (73kg) e Lincoln Neves (81kg).
Marcelino venceu Thomas Hernandez (CHI) e Gilberto Cardozo (MEX) até parar no cubano Magdiel Estrada, na final.
Lincoln teve desempenho similar, vencendo David Popovic (CAN), Samuel Ayala (MEX) e também parou no cubano Maikel Londres.
Bronze com Duda e Yasmim
As medalhas de bronze, por fim, vieram com Eduarda Francisco (48kg) e Yasmim Lima (52kg).
Duda venceu a experiente Edna Carrillo (MEX), na primeira rodada, mas parou na colombiana Erika Lasso, na semifinal. Na luta pelo bronze, a brasileira bateu a cubana Zamarit Gregorio para conquistar a medalha.
Já Yasmim, perdeu nas quartas para Jéssica Pereira, mas recuperou-se com vitórias sobre Francine Echevarria (PUR) e Jennifer Ethiene (HAI) para sair de Lima com o bronze.
A Confederação Pan-Americana de Judô divulgou o Ranking Pan-Americano atualizado nesta segunda, 24, e o Brasil terá judocas na zona de classificação em todas as categorias. Caberá à comissão técnica da seleção brasileira de judô escolher os representantes do Brasil em Santiago 2023 nas categorias com dois ou mais ranqueados.
Por: Assessoria de Imprensa da CBJ
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!