quarta-feira, 8 de junho de 2022

História: A jornada Olímpica solo de Gamba em Moscou


Em 1980, os Estados Unidos decidiram abandonar os Jogos Olímpicos de Moscou para protestar contra a invasão do Afeganistão pela União Soviética. Muitos dos aliados dos EUA, como Japão, Coreia do Sul e Alemanha Ocidental, seguiram o exemplo, embora a Grã-Bretanha não o fez. É por isso que Neil Adams estava nos Jogos de Moscou.

A Itália decidiu tomar o meio termo. Proibiu membros de suas forças armadas de irem, mas permitiu que civis o fizessem. Todos os judocas italianos estavam nas forças armadas. Efetivamente, isso significava que haveria um boicote por parte da equipe de judô.

Ezio Gamba não teria nada disso. Ele foi medalhista de prata no ano anterior e nada o impediria de ganhar o ouro nos Jogos Olímpicos.

Então, ele deixou o exército e viajou para Moscou sozinho. Ele não tinha companheiros de equipe, pois o resto dos judocas permaneceram no exército e foram sujeitos à proibição.

Seu maior rival, Neil Adams, teve um empate relativamente melhor e facilmente chegou à final.

Gamba, porém, teve um primeiro jogo difícil, contra Christian Dyot, da França, e teve que contar com uma decisão para passar para a próxima rodada. Lá, ele segurou seu oponente sul-coreano.

Em seguida, ele enfrentou um jogador mongol que ele conseguiu marcar contra algumas vezes antes de finalmente segurá-lo para a vitória.

Isso o colocou contra seu antigo rival, Adams, na final. Foi uma partida muito uniforme, com ambos os jogadores desconfiados das capacidades um do outro em tachi-waza e newaza.

Gamba talvez atacou um pouco mais do que Adams, que normalmente domina seus oponentes especialmente em Newaza. Mas contra Gamba, seu famoso armlock não funcionou. Provavelmente porque Gamba era um especialista em armlock.

Não houve pontuação no final da partida, então Hantei foi chamado. A decisão foi para Gamba.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada