quarta-feira, 8 de junho de 2022

Educação CBJ qualifica mais de 500 profissionais de judô no primeiro módulo do Programa de Formação Continuada de Treinadores


O Programa de Formação Continuada de Treinadores, lançado em março deste ano pela coordenação de Educação da Confederação Brasileira de Judô, já pode ser considerado um grande sucesso. Pouco mais de dois meses após o lançamento, o curso já qualificou e certificou mais de 500 treinadores de judô no Brasil. Aqueles que concluíram o primeiro módulo de atividades estão credenciados para atuar nas competições nacionais realizadas pela CBJ em 2022.  

Na avaliação da coordenadora de educação, Clarice Pires, muitos objetivos foram alcançados já nesse primeiro módulo. 

“A satisfação dos participantes quanto à socialização da metodologia  do  Programa de Desenvolvimento das Equipes de Transição da CBJ para a construção do alto rendimento alinhado com todos os estados; a possibilidade dos envolvidos de  confrontar as experiências práticas da área  com o conhecimento técnico- científico acessado, ou seja, a relação  da teoria com a prática de treinamentos; e por fim, reiterado por muitos a  ampliação do conhecimento sobre os valores, protocolos e programas que envolvem a CBJ objetivando o crescimento dos profissionais junto a entidade foram alguns dos principais objetivos alcançados com o módulo I”, enumera.  

Nesse primeiro módulo, os alunos puderam conhecer, de forma introdutória, os métodos de desenvolvimento esportivo praticados pela CBJ na formação de judocas. A base do conteúdo deste curso veio do Programa de Desenvolvimento Esportivo das Equipes de Transição da CBJ. A proposta da coordenação do curso é lançar mais três módulos só neste ano.  

“Queremos que os treinadores entendam que isso não é um projeto isolado. É um programa que tem continuidade e vai estar na vida do treinador de judô do Brasil daqui para frente”, sublinha o professor José Olívio Jr, coordenador do curso e técnico das Equipes de Transição (Sub-18 e Sub-21) da CBJ.  

Para aprimorar e oferecer um serviço ainda melhor aos cursistas, foi feita uma pesquisa geral com todos os alunos. Eles avaliaram o programa em diversos aspectos e deixaram sugestões para os próximos passos. Entre elas, a realização de estágios práticos com as seleções brasileiras de judô. A ideia já estava nos planos do programa e, em breve, o setor de educação da CBJ  divulgará maiores informações sobre datas e critérios de participação.  

A pesquisa revelou ainda um perfil altamente qualificado dos profissionais que atuam com o judô no Brasil e que concluíram o primeiro módulo. Em sua maioria, os alunos são treinadores com ensino superior completo e alguma especialização na área de esporte, além de mais de 20 anos de atuação como treinador (a). 

Os estados com o maior número de inscritos foram São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Pernambuco, respectivamente. Todos os estados da federação tiveram representantes inscritos, com exceção do Acre.  

O Módulo II já está em fase final de preparação e será lançado no segundo semestre de 2022 seguindo o mesmo modelo pedagógico do Módulo I, apenas com a inserção de aulas síncronas (ao vivo)  com conteúdo distribuído em trilhas de aprendizagem e vídeo-aulas dentro da plataforma de ensino à distância educacaocbj.com.br . O Módulo I continua disponível na plataforma e pode ser adquirido a qualquer momento. 

Por: Assessoria de Imprensa da CBJ


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada