terça-feira, 25 de setembro de 2018

Espírito Santo: Judoca Nacif Elias derrota o numero um do ranking no Campeonato Mundial


O atleta olímpico capixaba-libanês Nacif Elias (categoria -90 Kg) participou hoje (24/09), do Campeonato Mundial de Baku, no Azerbaijão. E em sua primeira luta, ele enfrentou e derrotou o número um do ranking mundial: Aleksandar Kukolj. O combate durou três minutos e quarenta segundos. “Derrotar o número um mostra que tenho capacidade de ir mais além, mas ainda não é tudo, porque o principal objetivo é a medalha. O combate foi difícil, por ele também ser o número um e bem conceituado. Mas consegui dar um waza-ari (uma queda) e apliquei um ippon, finalizando o combate”, contou o judoca. 

Na segunda luta Nacif enfrentou o americano Colton Brown. “Consegui jogar ele também de waza-ari e finalizei com ippon. Pude colocar o meu jogo em prática”.

Na terceira luta, foi bem dura, ele enfrentou o cubano Felipe Silva, que também tem bons resultados no circuito mundial. O combate durou cinco minutos e trinta e nove segundos, indo para o golden score (pontuação de ouro). Mas Nacif acabou sendo vencido pelo cubano. “Fiz um bom combate, mas é preciso vencer. Mais uma vez vi que a arbitragem falhou na punição sob o cubano. Tive também pouco treino devido à falta de verba da federação libanesa para custear meus treinamentos; não estou conseguindo fazer treinos de campo. E eu senti falta de treino forte no momento do golden score. Contudo, foi uma experiência boa que tive nesse campeonato, mas o importante é ser medalhista! Infelizmente não foi dessa vez, mas vou continuar batalhando para buscar meus objetivos”, esclareceu Nacif.

O atleta acredita estar no caminho certo, está focado na sua meta, mas ele não sabe se permanecer no Espírito Santo é o melhor local para seu desenvolvimento. “Sinto falta de treino de handori, muitos atletas do Espírito Santo pararam para poder trabalhar e estudar, então estou sem treino forte no meu estado. Tive uma evolução ficando três semanas no Líbano, treinando com parte física intensa e com uma estrutura melhor. Mas não tenho um patrocinador para financiar todos os treinamentos e viagens necessárias. Está complicado, estou vendo a possibilidade de morar no Líbano ou em algum país que fique próximo das competições internacionais do circuito mundial.”

Com todas as dificuldades que ele vem enfrentando, Nacif ainda vai passar uma semana e meia em Vitória treinando, e na última semana do mês, ele pretende ir para Belo Horizonte, treinar durante quatro ou cinco dias para se preparar para o próximo campeonato. “Estou muito debilitado nos meus treinamentos no Espírito Santo, o esporte no estado está muito amador. Muitas pessoas não têm mentalidade de ser campeão, não pensam em desenvolver e crescer. Nas outras áreas como parte física, fisioterapia eu recebo apoio, mas para manter um atleta de alto rendimento vai, além disso. Precisamos ter um Centro de Treinamento no Espírito Santo. Os atletas que tem no estado não estão treinando juntos, não está tendo uma união por parte da federação para realizar treinamentos em conjunto. O mínimo que peço é treino forte, para poder conseguir ficar no meu estado”, desabafou o atleta.

A próxima competição do atleta será o Grand Prix de Cancun, no dia 12 de outubro, no México.

Por Raquel Lima - Assessora de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada