segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025

Clarice Ribeiro é prata no Open Europeu de Varsóvia


O judô brasileiro subiu novamente ao pódio do Open Europeu de Varsóvia. Neste domingo (23), Clarice Ribeiro (48kg) fez excelente campanha nas preliminares para chegar até a final do ligeiro feminino e ficar com a medalha de prata. Esta foi a terceira conquista da Seleção na Polônia; no sábado (22), primeiro dia de competição, Karol Gimenes (78kg) também foi prata e Beatriz Freitas (78kg) faturou o bronze.

Clarice, de apenas 16 anos, fez em Varsóvia sua estreia em competições internacionais da classe sênior. Ela começou o dia vencendo a ucraniana Anastasiia Sykish por imobilização, nas oitavas de final. Em seguida, nas quartas, só precisou entrar no tatame para receber a vitória, já que a francesa Laura Espadinha não se apresentou para o combate.


Na semifinal, a brasileira enfrentou a holandesa Amber Gersjes, 11 anos mais velha e dona de algumas conquistas expressivas no currículo, como três medalhas de bronze em Grand Prix. Mas, Clarice não se intimidou e foi para cima, conseguindo ataques até, enfim, projetar a adversária em waza-ari a um minuto e meio do fim da luta. Depois, foi só administrar o placar para confirmar a classificação à final.


Na luta decisiva, Clarice teve pela frente a espanhola Gemma Maria Gomez Antona. O tempo regulamentar foi disputado, com a brasileira tentando encaixar técnicas de solo e fazendo boas defesas nas entradas da adversária. Mas, no golden score, Gomez Antona conseguiu que Clarice caísse lateralmente de costas, no limite, porém o suficiente para a arbitragem assinalar yuko. Fim de combate e medalha de prata para ela, sua primeira no Circuito Mundial Sênior.


Nas categorias de base, Clarice Ribeiro é bicampeã mundial juvenil e bronze mundial júnior. Ela ainda tem mais um ano pela frente em disputas Sub-18, e mais três no Sub-21, antes de virar oficialmente Sênior. Em 2024, foi campeã brasileira em três classes de idade diferentes, feito raro no judô brasileiro.


Wilgner Mendes é quinto


Outro brasileiro esteve no bloco final neste segundo e último dia de competição em Varsóvia. No meio-pesado masculino (100kg), Wilgner Mendes venceu três adversários nas preliminares e chegou à disputa de bronze, onde infelizmente acabou superado e ficou na quinta colocação.


Na primeira luta, ele venceu o romeno Bogdan Petre de virada, após igualar a desvantagem de um waza-ari e conseguir um ippon no golden score. Depois, nas oitavas, passou pelo eslovaco Gal Bertalanic Zizek, com um yuko, para chegar às quartas, onde mandou o britânico Max Gregory para a repescagem com um yuko.


Na semifinal, veio o primeiro revés do dia contra Aristos Michael, do Chipre, que terminou o dia como campeão da categoria. No golden score, com os dois judocas pendurados nas punições, Wilgner foi projetado em ippon e precisou ir à disputa de bronze.


Nesta luta, o brasileiro teve pela frente o ucraniano Oleksii Yershov. Tudo seguiu disputado até o golden score, quando, em uma dividida, Wilgner levou a pior e caiu em ippon. Fim de combate e quinto lugar para ele.


Guilherme Morais é sétimo


O judô brasileiro ainda teve mais dois judocas em ação neste domingo (23). No médio masculino (-90kg), Guilherme Morais venceu dois combates, mas caiu nas quartas de final e na repescagem, terminando a competição em sétimo lugar.


Já no meio-médio masculino (-81kg), Kauan dos Santos teve estreia dura contra o italiano Lorenzo Parodi e foi eliminado na primeira rodada.


Por: Assessoria de Imprensa da CBJ


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada