A atleta de judô, Maria Eduarda, 15 anos de idade, integrante do instituto Crescendo em Deus, da cidade de Junqueiro, no Agreste de Alagoas, vai participar dos jogos da Juventude, marcado para ser disputado de 13 a 28 de novembro, em João Pessoa, na Paraíba.
Maria Eduarda será a primeira representante feminina de um clube de Junqueiro a participar de uma competição de nível nacional. Praticante do judô desde os 8 anos de idade, a judoca juvenil vem se dedicando ao esporte para conseguir objetivos maiores.
“Só de estar participando de um evento nacional, onde passaram vários campeões olímpicos, já me sinto uma vencedora, independente do resultado que vier”, comentou a atleta.
Maria Eduarda obteve vaga para os Jogos da Juventude na disputa do Jeal (Jogos Estudantis de Alagoas) em 2023, após passar um período ausente de competições devido a uma contusão na clavícula.
Os Jogos da Juventude são organizados pelo COB (Comitê Olímpico Brasileiro), competição que já revelou vários atletas que algum tempo depois, tornaram-se medalhistas olímpicos.
A judoca iniciou no judô treinando em um clube da cidade, e depois de algum tempo, passou a treinar no Instituto a partir do momento em que o esporte foi inserido na instituição.
Maria Eduarda treina no Instituto Crescendo em Deus, de Junqueiro, que foi fundado em 2021 com o objetivo de promover um trabalho social voltado mais especificamente para os moradores do Conjunto Residencial Adelmo Pereira, em Junqueiro.
Fabiano Wesley, pai de Maria Eduarda e Diretor de Esportes do Instituto, disse à reportagem do 7Segundos que a ideia era também oferecer acesso ao lazer cultural, à formação profissional, ao esporte e à educação.
"Nós começamos implantando o Cine Alegria, que leva até hoje cinema de graça para as pessoas. Daí, fomos realizando parcerias com outro setores e desenvolvendo outras atividades, como curso de informática, atendimento médico, aulas de futsal, até chegarmos ao judô e ao tênis também", explicou Fabiano.
O judô, esporte da Maria Eduarda e de outras três filhas de Fabiano, foi implantado pelo Instituto Crescendo em Deus há cerca de um ano. As aulas são ministradas pelo Sensei Heleno, que também dá aulas na AABB de Arapiraca.
"Nós estamos já colhendo os frutos, temos a Maria Eduarda como prova disso, além de tantas outras crianças e jovens de Junqueiro que têm a sua vida transformada apelo esporte, por exemplo", destacou Fabiano, que afirmou ainda que foi influenciado e atraído pelas filhas para a prática do judô também.
"Elas me fizeram gostar do judô e me incentivam a treinar também", disse.
Apoio
O Presidente do Instituto Crescendo em Deus, Neto Peregrino, afirmou que tudo isso que está acontecendo mostra que o caminho trilhado até aqui está sendo bem conduzido, apesar das dificuldades para manter o projeto, que é sustentado com o apoio de comerciantes locais.
"Nós temos duas turmas no judô, a juvenil e a kids, e não é fácil porque ninguém paga nada, nossa parceria é somente com o comércio local, firmamos algumas perecerias nesse sentido para a gente poder manter todas as ações porque a gente tem despesas com o aluguel da sede muitos serviços de graça além do esporte, como curso de informática, atendimento médico, cinema (Cine Alegria) e aos poucos estamos crescendo. Por tudo isso, a classificação da Maria Eduarda para os Jogos da Juventude é muito importante", disse Neto Peregrino.
Por: 7Segundos
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!