O judoca paulista Emanoel dos Santos, de 40 anos, apresentou uma performance impecável no cenário internacional ao conquistar dois títulos em uma mesma semana.
Pódio no Mundial de Veteranos
No dia 5 de novembro de 2024, ele se consagrou Campeão Mundial de Veteranos na categoria M3 (-81 kg) durante o Mundial de Veteranos realizado em Las Vegas, Estados Unidos. Poucos dias depois, viajou para o Canadá, onde, no Quebec Open, organizado pelo judoca brasileiro naturalizado canadense Sérgio Pessoa, também se sagrou campeão na categoria veteranos. Emanoel ainda participou da competição na classe sênior, mas não se classificou.
Atualmente federado pela Escola de Judô Giberti, em Assis, Emanoel também é professor na Judô Kimura, no Butantã, em São Paulo, e se mantém ativo tanto como competidor quanto instrutor, contribuindo para o crescimento do judô no Brasil.
O caminho do ouro no mundial
Em sua trajetória rumo ao ouro no Mundial de Veteranos 2024, Emanoel teve uma campanha impecável, vencendo cinco lutas. Na estreia, derrotou o japonês Youchi Uehara por ippon. Seguiram-se vitórias sobre o suíço Micha Egger, também por ippon, e sobre o argentino Alfredo Effron, nas quartas de final, com o mesmo resultado. Na semifinal, ele superou o ucraniano Oleksandr Bubniuk por dois wazaris. Já na final, enfrentou o americano Miguel Diaz e garantiu a vitória por ippon, conquistando assim o seu primeiro título mundial de veteranos na categoria M3 (-81 kg).
Por: Boletim OSOTOGARI
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!