sexta-feira, 11 de outubro de 2024

Shirlen Nascimento vence compatriota Sarah Souza e é bronze no Grand Slam de Abu Dhabi


O judô brasileiro faturou sua primeira medalha no Grand Slam de Abu Dhabi, nesta sexta-feira (11), primeiro dia de competição. Em duelo brasileiro na disputa do bronze do peso leve feminino (57kg), Shirlen Nascimento levou a melhor sobre Sarah Souza e subiu ao pódio da categoria.


Shirlen começou o dia com vitória por waza-ari sobre Ana Viktorija Puljiz, da Croácia, vice-campeã do Grand Prix de Zagreb. Em seguida, nas quartas–de-final, também com um waza-ari, passou pela azeri Acelya Toprak. 


Seu único algoz do dia foi a atleta neutra Irina Sueva, que venceu a semifinal com um waza-ari no golden score. 


Sarah, por outro lado, venceu a também croata Tibia Topolovec, com uma chave-de-braço, nas oitavas. Nas quartas, porém, levou a pior nas punições contra a kosovar Flaka Loxha (3-2).


A brasileira precisou se reerguer na repescagem para ainda sonhar com o bronze, e fez isso contra a francesa Lou Emire, ao conseguir um waza-ari.


Na luta valendo a medalha, Shirlen começou melhor, forçando duas punições à Sarah. A um minuto do fim, ela ainda conseguiu um waza-ari e só precisou administrar a vantagem até o cronômetro zerar.


Essa foi a primeira disputa de medalha e primeiro pódio de Shirlen na IJF World Tour. Ela tem 24 anos, é atleta do Minas Tênis Clube e vem de uma eliminação nas oitavas no Grand Prix de Zagreb. Ainda neste ano,  foi campeã pan-americana por equipes no Rio de Janeiro.


Já Sarah tem 20 anos e é atleta do Esporte Clube Pinheiros. Essa foi sua primeira competição sênior pela Seleção Brasileira de Judô.


Gabriela Conceição fica em quinto


O Brasil ainda teve mais uma judoca nas disputas finais deste primeiro dia de competição. Gabriela Conceição, do Minas Tênis Clube, chegou à luta pelo bronze, mas acabou ficando em quinto lugar do meio-leve feminino (52kg).


Ela estreou direto nas quartas-de-final, contra Khorloodoi Bishrelt, dos Emirados Árabes Unidos, 13ª no ranking mundial e atleta olímpica em Paris-2024. O combate terminou nas punições, a favor da adversária (3-2).


Na repescagem, Gabi teve outra luta dura, desta vez contra a francesa Astride Gneto, 16 do mundo e experiente no cenário mundial. O combate foi decidido novamente nas punições (3-2), mas, desta vez, com vantagem para a brasileira.


Na luta do bronze, veio a húngara Roza Gyertyas, que forçou a brasileira a bater em um estrangulamento.


Essa foi a primeira disputa de Gabi em Grand Slam, em sua segunda participação em competições oficiais da IJF World Tour. Em Opens internacionais, ela tem dois bronzes conquistados em 2023, na Bahia e em Praga.


Amanda Lima é sétima em estreia em nova categoria


Ainda no 52kg, Amanda Lima fez estreia internacional em nova categoria. A atleta do Minas Tênis Clube disputou a vaga olímpica para Paris-2024 no ligeiro (-48kg), mas, para o novo ciclo, decidiu subir para o peso de cima.


Ela teve estreia tranquila contra Joemari-Heart Rafael, das Filipinas, por imobilização até o ippon. Em seguida, veio o primeiro revés do dia, nas quartas-de-final, contra a mongol Sosobaram Lkhagvasuren, 12ª do mundo e atleta olímpica em Paris-2024 e Tóquio-2020, que conseguiu imobilizar a brasileira por vinte segundos.


Na repescagem, Amanda teve nova derrota, desta vez por waza-ari para a francesa Lea Metrot, que viria a conquistar o bronze posteriormente. Fim de competição e sétimo lugar para ela.


Já no masculino, o Brasil teve um único representante no primeiro dia de disputas. Diego Ismael (-60kg) parou na primeira rodada nos dois waza-ari do uzbeque Samariddin Kuchkarov.


O Grand Slam de Abu Dhabi segue neste sábado (12), com mais três brasileiros no tatame: Gabriella Mantena (63kg), Ellen Froner (70kg) e Julio Koda (73kg). As eliminatórias começam às 4h (horário de Brasília), com bloco final a partir das 10h. Sportv, Canal Olímpico do Brasil, Cazé TV, NSports e Judo TV fazem a transmissão ao vivo.


AGENDA - GRAND SLAM DE ABU DHABI 2024


Sábado (12/10) — F: -63kg; -70kg | M: -73kg; -81kg

Gabriella Mantena (63kg)

Ellen Froner (70kg)

Julio Koda (73kg)


Horário: Preliminares - 4h | Finais - 10h


Transmissão ao vivo: Judo TV (preliminares e finais) e Sportv, Canal Olímpico do Brasil, NSports e Cazé TV (finais)


Domingo (13/10) — F: -78kg; +78kg | M: -90kg; -100kg; +100kg

Giovani Ferreira (90kg)

Juscelino Nascimento Jr. (+100kg)

Tiago Palmini (+100kg)


Horário: Preliminares - 4h30 | Finais - 10h


Transmissão ao vivo: Judo TV (preliminares e finais) e Sportv, Canal Olímpico do Brasil, NSports e Cazé TV (finais)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada