Com apenas 17 anos, Dandara Camillo não se intimidou em seu primeiro Campeonato Mundial e conseguiu avançar às semifinais vencendo três combates com autoridade. Na primeira luta, superou a indiana Shruti Uniyal com um waza-ari seguido de imobilização.
Nas oitavas-de-final, a brasileira marcou um waza-ari contra Lorena Perkovic, da Croácia, no golden score e passou às quartas-de-final, onde bateu Marie Kosnarova, da República Tcheca, por ippon, em mais uma bela transição à luta de chão. Ela projetou, marcando um waza-ari, e logo encaixou a imobilização por mais 10 segundos para liquidar o combate.
Na semifinal, contudo, Dandara enfrentou a colombiana Brenda Olaya, que vem rodando no Circuito Mundial adulto e venceu a brasileira com dois waza-ari (ippon). Na final, Olaya derrotou a alemã Niemeyer por ippon e conquistou a medalha de ouro.
A brasileira, por outro lado, voltou ao tatame para a disputa do bronze e não deu chances à Poliana Iudina. Marcou um waza-ari no início do combate, impôs uma pegada dura para controlar a adversária e escapou de situações difíceis no chão até finalizar o combate com um ippon.
Aos 16, Olivia conquista quinto lugar no Mundial Júnior
Outro destaque do dia, foi a peso pesado Olivia Oliveira. Ela tem apenas 16 anos e é da equipe Juvenil ainda. Porém, vem rodando no Júnior e se destacando também na classe de cima, demonstrando um futuro promissor.
Nas eliminatórias, ela venceu Nino Papidze, da Geórgia, imobilizando a adversária depois de projetá-la ao solo. Nas quartas, Olivia encaixou uma técnica de pernas e conseguiu um ipponzaço sobre Marcelina Vranjes, da Croácia, para chegar à semifinal.
No mesmo peso, Enya Pires (+78kg) não conseguiu passar pela egípcia Sofa Soliman, que terminou com a medalha de bronze.
Já nas chaves masculinas, os brasileiros que lutaram neste sábado não avançaram às disputas por medalhas. Matheus Guimarães (100kg) parou no francês Fares Mekhoukh, na primeira luta; Andre Kramer (100kg) venceu Krish Rakholiya, da Índia, por ippon, mas caiu para o húngaro Mate Lakos, nas oitavas; Andrey Coelho (+100kg) venceu Mortaza Suha, da Alemanha, e parou em Ibrahim Tataroglu, da Turquia.
Assim, o Brasil fechou sua participação na competição individual com três medalhas de bronze conquistadas por Clarice Ribeiro (48kg), Bianca Reis (57kg) e Dandara Camillo (78kg).
Por: Assessoria de Imprensa da CBJ
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!