terça-feira, 8 de outubro de 2024

Dandara Camillo conquista terceiro bronze brasileiro no Mundial Júnior


O judô brasileiro chegou ao seu terceiro pódio no Campeonato Mundial Júnior, que acontece em Dushanbe, no Tadjiquistão. Na manhã deste sábado, 05, quarto dia de competição, Dandara Camillo (78kg) e Olívia Oliveira (+78kg) chegaram às disputas de bronze de suas categorias. Dandara conquistou a medalha com vitória por ippon sobre Poliana Iudina (atleta neutra), enquanto Olivia ficou em quinto lugar ao ser derrotada por Chihiro Yamaguchi, do Japão.


Com apenas 17 anos, Dandara Camillo não se intimidou em seu primeiro Campeonato Mundial e conseguiu avançar às semifinais vencendo três combates com autoridade. Na primeira luta, superou a indiana Shruti Uniyal com um waza-ari seguido de imobilização. 


Nas oitavas-de-final, a brasileira marcou um waza-ari contra Lorena Perkovic, da Croácia, no golden score e passou às quartas-de-final, onde bateu Marie Kosnarova, da República Tcheca, por ippon, em mais uma bela transição à luta de chão. Ela projetou, marcando um waza-ari, e logo encaixou a imobilização por mais 10 segundos para liquidar o combate. 


Na semifinal, contudo, Dandara enfrentou a colombiana Brenda Olaya, que vem rodando no Circuito Mundial adulto e venceu a brasileira com dois waza-ari (ippon). Na final, Olaya derrotou a alemã Niemeyer por ippon e conquistou a medalha de ouro.  


A brasileira, por outro lado, voltou ao tatame para a disputa do bronze e não deu chances à Poliana Iudina. Marcou um waza-ari no início do combate, impôs uma pegada dura para controlar a adversária e escapou de situações difíceis no chão até finalizar o combate com um ippon. 


Aos 16, Olivia conquista quinto lugar no Mundial Júnior


Outro destaque do dia, foi a peso pesado Olivia Oliveira. Ela tem apenas 16 anos e é da equipe Juvenil ainda. Porém, vem rodando no Júnior e se destacando também na classe de cima, demonstrando um futuro promissor. 


Nas eliminatórias, ela venceu Nino Papidze, da Geórgia, imobilizando a adversária depois de projetá-la ao solo. Nas quartas, Olivia encaixou uma técnica de pernas e conseguiu um ipponzaço sobre Marcelina Vranjes, da Croácia, para chegar à semifinal. 

Mas, nessa luta, a brasileira encarou uma das favoritas da categoria, a sul-coreana Hyeonji Lee, que projetou Olivia duas vezes e venceu o combate por ippon. Ao final, Lee conquistou o título mundial júnior. 

Na disputa pelo bronze, a brasileira foi superada pela japonesa Chihiro Yamaguchi, por ippon, e terminou o Mundial júnior em quinto lugar. Ela ainda voltará ao tatame no domingo, para a competição por equipes mistas.


No mesmo peso, Enya Pires (+78kg) não conseguiu passar pela egípcia Sofa Soliman, que terminou com a medalha de bronze.


Já nas chaves masculinas, os brasileiros que lutaram neste sábado não avançaram às disputas por medalhas. Matheus Guimarães (100kg) parou no francês Fares Mekhoukh, na primeira luta; Andre Kramer (100kg) venceu Krish Rakholiya, da Índia, por ippon, mas caiu para o húngaro Mate Lakos, nas oitavas; Andrey Coelho (+100kg) venceu Mortaza Suha, da Alemanha, e parou em Ibrahim Tataroglu, da Turquia. 


Assim, o Brasil fechou sua participação na competição individual com três medalhas de bronze conquistadas por Clarice Ribeiro (48kg), Bianca Reis (57kg) e Dandara Camillo (78kg).


Por: Assessoria de Imprensa da CBJ


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada